Novo Parlamento Jovem Brasileiro

24/04/2023 19h00
Tudo que realmente importa na vivência parlamentar

 


 

O Parlamento Jovem Brasileiro chegou à maturidade ! Ao final de cada uma de suas 17 edições, perguntamos aos jovens: o que você leva desta experiência para a vida?

Seria o aprendizado da técnica legislativa? A reprodução dos ritos da atividade parlamentar? 

Embora tudo isso fizesse parte de ser deputado(a) jovem, não foi disso que eles falaram.

Foi de pertencimento - de fazer parte de um grupo tão plural quanto o Brasil, unido pelo desejo de construir um futuro melhor. 

De representação - de dar voz a ideias mais amplas do que o interesse individual e aprender a defendê-las de forma crítica, fundamentada e respeitosa. 

De ampliação de perspectiva - de conhecer outros pontos de vista e enxergar longe.

De transformação - de sentir-se capaz de mudar a própria vida, a comunidade e - por que não? - o mundo.

O novo Parlamento Jovem Brasileiro vem amplificar esses elementos, que tornam o programa inesquecível. É uma jornada cidadã, comprometida com o coletivo e com a democracia, que visa a um mundo melhor agora e (re)conhece a realidade local.  

A jornada de aprendizagem cidadã começa logo após a inscrição, ali onde os pés tocam o chão, no município. Nesta etapa local, cada estudante pode escolher um(a) professor(a) de sua escola para apoiá-lo(a) no processo de conhecer a si mesmo(a) e compreender o seu contexto. 

Na etapa estadual, são escolhidos representantes por unidade da federação. É uma escalada de descobertas, de pesquisas e de escuta, para entender o que importa para a juventude brasileira hoje. Seus problemas e soluções. E, principalmente: onde o Legislativo pode atuar?  

À eloquência típica dos representantes políticos, juntam-se o olhar crítico para a realidade local, a capacidade de escutar e de fazer ressoar a voz de outros jovens da comunidade. Na etapa nacional, 27 parlamentares jovens, um de cada unidade da federação, participam de audiências públicas e de encontros com parlamentares federais. Juntos, elaboram uma Carta PJB 2023 que amplifica a voz da juventude.

O novo PJB é uma grande mudança de paradigma! Mas não tão grande quanto a vontade de mudar o mundo dessa galera. Por isso, os 27 representantes nacionais vão participar de um programa de Embaixadores PJB e colaborar na edição do PJB 2024, pensando globalmente e agindo localmente.