Você é nosso(a) convidado(a) especial

16/05/2023 18h20

O PJB 2023 está cheio de novidades. Uma delas é o convite para que professores e professoras possam estar perto do processo de aprendizagem dos(as) jovens durante a participação no programa. 

A primeira etapa do PJB é a Jornada de Aprendizagem Cidadã, uma experiência mediada por conteúdos disponibilizados na plataforma de EaD da Câmara - Eleve e também interação em encontros síncronos e lives. 

Na Jornada, o convite é para que o(a) jovem conheça a sua realidade local a partir de uma questão que o mobiliza dentro do tema do PJB 2023: a educação que queremos.  A análise das políticas públicas e a escuta de outros(as) jovens serão o foco do trabalho. 

Cada participante da Jornada de Aprendizagem Cidadã terá como um de seus desafios buscar um(a) professor(a) de sua escola, de qualquer disciplina, para apoiá-lo(a) voluntariamente durante a realização das atividades desta etapa. 

Os(as) professores(as) que aceitarem apoiar um(a) jovem participarão de uma capacitação a distância, oferecida pela Câmara dos Deputados, com certificação. Receberão, ainda, material  de orientação.  

E mais! Os(as) professores(as) apoiadores(as) dos(as) 27 deputados(as) jovens acompanharão os(as) estudantes(as) em sua viagem a Brasília para conhecer a Câmara dos Deputados e participar de um encontro de troca de experiências com os(as) demais educadores(as). 

A Câmara arcará com as despesas de transporte, hospedagem e alimentação dos(as) jovens e de seus professores(as) apoiadores - veja detalhes no Regulamento do PJB. 

 

Incentive seus(suas) estudantes a realizarem a inscrição no PJB e participar do sorteio para uma vaga na Jornada de Aprendizagem Cidadã. São 40 vagas por unidade da federação.
 

 


Informações complementares:

 

Momento da Inscrição

As inscrições estão abertas até 30 de junho.

O formulário é  simples e rápido.

O estudante só precisa dos seguintes documentos:

Cópia da Identidade e Declaração de Matrícula.

Para < 18 anos é necessário o Termo de Ciência e Autorização do(a) responsável.

 

Etapa Local - Jornada de Aprendizagem Cidadã

O jovem informará ao PJB quem é seu(sua) professor(a) apoiador(a).

A Escola da Câmara convidará o(a) professor(a) apoiador(a) para um momento formativo com certificação de 6h + material de apoio.


Etapa Estadual

A Escola da Câmara disponibilizará plano de aula para os(as) professores que desejarem trabalhar o tema do PJB em sala de aula.


Etapa Nacional

Ao final da Etapa Nacional, os(as) deputados(as) jovens elaboração a Carta do PJB 2023.

A Câmara dos Deputados arcará com as despesas de transporte aéreo, hospedagem e alimentação para os(as) deputados(as) jovens e seus(suas) professores apoiadores para participação na Etapa Nacional.