Processos seletivos
|
|
Alunos Regulares
Para cursar o Mestrado Profissional em Poder Legislativo, os alunos regulares são selecionados mediante processo seletivo anual, com direito ao diploma após a aprovação e o cumprimento de todas as obrigações do respectivo curso. As vagas são oferecidas de acordo com o quadro de disponibilidade de cada edital. Ao se inscrever, o candidato deverá indicar o orientador e a temática pretendidos. Acompanhe datas de novas seleções pela Programação Acadêmica.
Informações básicas
- Forma de oferta: presencial, realizado no Cefor, em Brasília.
- Duração do curso: mínimo de 24 meses até 30 meses.
- Estrutura curricular: o curso é integralizado com o mínimo de 30 créditos, distribuídos em disciplinas obrigatórias, optativas e atividades completares. Conheça nossa matriz curricular.
- Pré-requisito: nível superior completo (bacharel, licenciatura ou tecnólogo), reconhecido pelo Ministério da Educação.
- Processo seletivo: prova de proficiência em inglês, prova discursa, análise do pré-projeto de pesquisa, arguição oral do pré-projeto de pesquisa e conclusão de disciplinas como aluno especial.
- Custo: o valor total do curso é estipulado em cada edital. A isenção do custo pode ser solicitada por servidor da Câmara que não tenha participado de curso de pós-graduação financiado total ou parcialmente por esta instituição nos 3 últimos anos ou servidores de órgãos com parceria com a Câmara dos Deputados (observadas as condições do edital).
Alunos Especiais
O aluno especial é aquele que, embora não esteja matriculado regularmente em um curso, é admitido temporariamente para frequentar disciplinas específicas ou atividades acadêmicas dentro da instituição. A seleção ocorre semestralmente, em regras estabelecidas por regulamento próprio, e com vínculo restrito às disciplinas específicas nas quais estiver matriculado. A quantidade de vagas dependerá do número de alunos regulares matriculados em cada disciplina, de maneira que o total de alunos (regulares e especiais) não exceda a capacidade por sala ou a quantidade máxima estipulada pelo professor. Acompanhe datas de novas seleções pela Programação Acadêmica.
Informações básicas
- Forma de oferta: presencial, realizado no Cefor, em Brasília.
- Duração da disciplina: um semestre.
- Pré-requisito: nível superior completo (bacharel, licenciatura ou tecnólogo), reconhecido pelo Ministério da Educação.
- Observação: o estudante poderá matricular-se como aluno especial em até 4 disciplinas, respeitado o limite máximo de 2 disciplinas por semestre.
- Processo seletivo: análise das informações pessoais e acadêmicas, disciplinas a serem cursadas e exposição de motivos fornecidos pelo candidato por meio de formulário eletrônico.
- Declaração de conclusão: recebida ao final das disciplinas cursadas, desde que cumpridas as obrigações previstas.
- Custo: não há cobrança de taxa de matrícula ou mensalidade aos alunos especiais.
Corpo Docente
Esse processo seletivo destina-se a credenciar docentes para compor o quadro do Mestrado Profissional em Poder Legislativo na condição de professor colaborador.
Informações básicas
- Quem pode participar: servidores efetivos da Câmara dos Deputados que tenham concluído curso de Doutorado reconhecido pelo Ministério da Educação.
- Pré-requisito: ter autorização do deputado ou do diretor do órgão em que estiver lotado, estar cadastrado no banco de talentos e não se encontrar em situação de inadimplência com a Câmara dos Deputados.
- Processo seletivo: prova de títulos, proposta de disciplina, miniaula e arguição.
Mais informações, entre em contato
E-mail: copos.processosseletivos@camara.leg.br
Telefone: (61) 3216-7688
WhatsApp: (61) 3216-7679