NOTÍCIAS 

O MPPL é conceito máximo na Capes!

Ao completar dez anos de criação, o Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados – MPPL alcançou o conceito 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a mais alta para mestrados profissionais!  O MPPL, primeiro e único mestrado profissional voltado exclusivamente para a formação de mestres em Poder Legislativo, foi reconhecido pela Portaria-MEC nº 1.331/2012. Na última década, formou 118 mestres e recebeu mais de mil alunos, entre regulares e especiais.

 (SAIBA MAIS SOBRE A AVALIAÇÃO DO MPPL!)

___________________________________________________________________________________________________________

Entrevista do Coordenador da Pós-Gradução na Rádio Câmara e Voz do Brasil

 

___________________________________________________________________________________________________________

O Programa de Pós-Graduação

Ensino, pesquisa e extensão para o exercício da cidadania

O Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados é uma experiência educacional inovadora, que criou dentro do Parlamento uma estrutura acadêmica de alto nível para estudar a própria instituição. Somos o primeiro programa de pós-graduação, no Brasil, com foco exclusivo no Poder Legislativo.

Atualmente, oferecemos um curso stricto sensu, o Mestrado em Poder Legislativo, e cursos lato sensu, que são as Especializações, dos quais podem participar qualquer cidadão com nível superior completo. É importante destacar que todos os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Também promovemos Grupos de Pesquisa e Extensão, conhecidos como GPEs, formados por pesquisadores da Câmara (deputados, servidores efetivos, ocupantes de cargos de natureza especial e secretários parlamentares), de órgãos da administração pública em geral e de instituições de ensino e pesquisa de todo o país.

 

Interdisciplinar

O Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados tem como objeto de estudo o Poder Legislativo com uma abordagem interdisciplinar. O Mestrado em Poder Legislativo, classificado pela Capes/MEC na área de Ciência Política (conceito 5), aplica também teorias da Administração, do Direito e da Comunicação, entre outras, à investigação de temas relacionados ao Parlamento. Nos cursos de Especialização, são estudados temas relacionados ao Parlamento sob diferentes perspectivas ou relacionados a outros campos de investigação.