Redes sociais

Divulgação do Programa de Pós-Graduação nas redes sociais da Escola da Câmara. 

2025 bt_2024 bt_2023 bt_2022 2021

 

2024

Sabia que o Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados é o primeiro do Brasil com foco no poder legislativo?

O Mestrado Profissional em Poder Legislativo, com conceito 5 na avaliação da Capes (a qualificação mais alta para programas stricto sensu profissionais que oferecem apenas mestrado), segue formando profissionais qualificados para o cenário político e institucional do Brasil.

Em 2024, recebemos 363 alunos - entre regulares e especiais -, ampliando ainda mais o impacto do Programa. E encerramos 2024 com 22 novos mestres, totalizando 164 profissionais formados nestes 12 anos da Pós-Graduação.

Diversas atividades abertas foram disponibilizadas para o público, como a aula inaugural sobre "Democracia, legitimidade e crise da representação política no Brasil", e o ciclo de palestras que abordou temas atuais como as “Reformas eleitorais e o Centrão”, proporcionando uma reflexão profunda sobre o panorama legislativo do país.

Fique ligado, em 2025 teremos ainda mais para compartilhar com você.

Quer saber mais sobre a Pós-Graduação da Câmara dos Deputados? Acesse: cd.leg.br/posgraduacao

Facebook | Instagram | LinkedIn

Quer saber como o Direito Público se relaciona ao processo legislativo? Acompanhe então as próximas aulas abertas da Pós-Graduação da Câmara dos Deputados!

Neste semestre, a disciplina "Estudos Avançados em Direito e Parlamento" oferece cinco momentos abertos aos interessados no tema. Inaugurando o ciclo de atividades, a primeira aula será “Construindo instituições: questões emergentes de Direito Público” e vai reunir dois advogados públicos de renome:

¬ Clarice Costa Calixto, secretária-geral da Advocacia Geral da União
¬ Gustavo Fontana Pedrollo, procurador federal e consultor jurídico do Ministério dos Direitos Humanos

A conversa será moderada pelo prof. David Carneiro, especialista em Teoria e Filosofia do Direito e regente da disciplina.

Convidados a trazer suas perspectivas enquanto agentes públicos, Clarice e Gustavo vão abordar o Direito como ferramenta, inclusive legislativa, apresentando experiências práticas tanto no que diz respeito aos institutos jurídicos do Direito Administrativo, como experiências práticas ligadas a legislações recentes que ajudaram a mudar o panorama do Direito Público brasileiro.

A aula acontece presencialmente nesta segunda, 26/08, às 10h, na Câmara dos Deputados, no Plenário 5 - Anexo II (corredor das comissões).

Facebook | Instagram

No artigo "Deputado Federal, que ocupação profissional é essa?", Thiago Gomes Eirão investiga o perfil profissional e educacional dos deputados federais brasileiros de 1988 a 2022. Em quase 35 anos, a Constituição Federal de 1988 permitiu que muitos brasileiros participassem do processo eleitoral e ocupassem mandatos eletivos, tornando a Câmara dos Deputados um órgão rico em diversidade e conhecimento.

A pesquisa, de natureza descritiva quantitativa, utilizou dados do portal de Dados Abertos da Câmara dos Deputados e do Sistema de Informação Legislativa Parlamentar. Os resultados mostram que a maioria dos parlamentares das últimas nove legislaturas (48ª a 56ª) possui formação de nível superior, com predominância masculina. As profissões mais comuns entre os deputados são: advogado(a), empresário(a), professor(a), médico(a) e engenheiro(a).

Conheça a E-Legis e fique por dentro de artigos importantes como este! Acesse nosso portal e explore conteúdos exclusivos sobre o legislativo brasileiro: e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/index

Facebook | Instagram

Como funciona o Regime Fiscal Sustentável? Como o cidadão pode acompanhar ações do Ministério do Planejamento?

Para debater estas e outras questões, o Centro de Formação da Câmara dos Deputados preparou o bate-papo “Desafios orçamentários contemporâneos".

No evento, Paulo Bijos, Secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento, e Fabiano Schwartz, diretor da Pós-Graduação da Câmara, abordaram temas como: orçamento por desempenho, novo arcabouço fiscal e a reforma de modernização orçamentária do MPO.

Assista!
cd.leg.br/a1lEkyvxCD

Saiba mais sobre o convidado:
» Paulo Roberto Simão Bijos é doutorando em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Poder Legislativo pelo Centro de Formação da Câmara dos Deputados. Servidor público concursado, é Consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados e desde 2023 exerce o cargo de Secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento.

Facebook | Instagram

Quais são as inovações no setor público? Quais são os desafios enfrentados pelo Poder Legislativo?

‌Para refletir sobre estas e outras questões, a Pós-Graduação da Câmara dos Deputados reuniu cinco pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD) para um bate-papo sobre o livro “Parlamento Digital: conceitos e práticas”

No debate, os convidados trouxeram aspectos relacionados ao processo de digitalização do ambiente institucional representativo, apontando possibilidades para os relacionamentos entre as casas legislativas e os cidadãos.

Os organizadores da publicação — Sérgio Braga, Sivaldo Silva e Cristiane Bernardes — falaram sobre a preparação do livro, o panorama de digitalização das instituições legislativas no Brasil e no mundo na última década.

“O Brasil é um dos países que mais tem pesquisas sobre democracia digital e, mais especificamente, sobre digitalização de parlamentos, pois nossa elite política investiu muito nesse processo. O Brasil é sempre citado como caso de sucesso em diversos relatórios internacionais relacionados ao tema”, afirma Cristiane Bernardes

Os pesquisadores Antonio Barros e Cristiano Ferri, são alguns dos autores da obra, e puderam expor pontos das suas pesquisas sobre inovação nas instituições públicas e a participação cidadã nas audiências públicas interativas.

Os capítulos da obra combinam sistematizações didáticas do estado da arte sobre Democracia Digital e pesquisas de ponta sobre os desafios, dilemas e oportunidades que se colocam ao Poder Legislativo na atualidade, suprindo uma lacuna significativa na literatura nacional.

Lançado no final de 2023 pela Editora da Universidade de Brasília, o livro traz autores de referência nos estudos legislativos e de comunicação digital, como Beth Novack, Cristina Leston-Bandeira e Yanina Yelp.

A publicação online está disponível gratuitamente no Portal de Livros da UnB, no link cd.leg.br/YmxSQljrUy

Assista no Youtube da Escola da Câmara: bit.ly/parlamento-digital

Facebook | Instagram

Acompanhe a próxima defesa de trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados.

O pesquisador Carlos Rafael de Aguiar Nery apresentará a dissertação “Instrumento de Recomendação Automática de Ações Parlamentares com Base em Preferências”. O trabalho foi realizado sob orientação do professor Fabiano Peruzzo Schwartz.

A apresentação será aberta e presencial, aqui no Cefor, nesta quinta-feira (07), às 10h.

Facebook | Instagram

Na próxima quarta-feira (28), acontece a Aula Inaugural do Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, com o tema “Democracia, legitimidade e crise da representação política no Brasil”.

O tema será apresentado pelo pesquisador e doutor em Ciência Política Adriano Codato, que além de lecionar na Universidade Federal do Paraná, é também fundador do Instituto pela Comunicação Científica e atual presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS).

A aula deve refletir sobre as lacunas da legitimidade democrática, destacando a relação entre a cultura política dos cidadãos, as instituições políticas - em especial o sistema eleitoral e o poder legislativo - e a qualidade das elites políticas nacionais.
O evento será presencial e acontece no plenário 4 das comissões, aqui na Câmara dos Deputados. A moderação será de Fabiano Schwartz, Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados Fabiano Schwartz.

🗓️ Marque na agenda: quarta-feira, 28 de fevereiro, às 10h.
Inscrições em: eduleg.camara.leg.br

Neste primeiro semestre de 2024, o Programa recebe 208 alunos (74 regulares e 134 especiais), matriculados em 10 disciplinas.

Facebook | Instagram

Você sabia que a Pós-Graduação da Câmara dos Deputados mantém diversos Grupos de Pesquisa e Extensão - GPEs?

Os GPEs trabalham para identificar e estudar desafios associados ao Poder Legislativo, propondo soluções e novas perspectivas por meio da análise e organização dos conhecimentos inerentes à função legislativa.

Atualmente, são 128 pesquisadores-membros, dentre professores do Programa, estudantes regulares, e pesquisadores que atuam em diversas áreas da Câmara.

Conheça os 12 grupos ativos:

» Ciência de dados aplicada ao estudo do Poder Legislativo
» Parlamento e sociedade
» Parlamento digital
» Discursos e projetos de mudança social
» Estratégias de construção de vínculo e identidade política dos atores políticos brasileiros
» Informação política: interfaces contemporâneas
» O Legislativo e a política de saúde no Brasil
» O poder do espaço: variáveis espaciais em casas legislativas
» Afetos e política
» Gênero e representação política
» Comunicação na Câmara dos Deputados: perspectivas após 20 anos de mídias
» Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados

Facebook | Instagram

“Ter o seu trabalho como objeto de estudo é um grande desafio, mas, no Mestrado Profissional da Câmara, eu pude repensar e elaborar novas estratégias para as minhas tarefas diárias, com resultados imediatos e transformadores. A melhor parte foi não precisar chegar ao fim do curso para implementar as mudanças. Cada avanço da pesquisa possibilitava também melhoria na minha rotina de produção”.

Verônica Lima, Pós-Graduação

Facebook | Instagram

 

2023

Sabia que o Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados é o primeiro programa no Brasil com foco no poder legislativo?

O Mestrado Profissional em Poder Legislativo possui conceito 5 na avaliação da Capes, qualificação mais alta para programas stricto sensu que possuem apenas mestrados.

Em 2023, ao completar dez anos da primeira turma, o curso alcançou 140 mestres formados, que atuam na Câmara dos Deputados e em diversas instituições públicas e privadas. No ano, recebeu 364 alunos, entre regulares e especiais.

» Eventos

No total, foram realizados 12 eventos da Pós-Graduação em 2023, somando 2.424 participações presenciais e online.

A XIII Jornada de Pesquisa e Extensão, realizada no 2º semestre, contou com 247 participações. Durante o evento, que nesta edição abordou o tema “Parlamento e Inovação”, 55 autores apresentaram 27 trabalhos.

» Grupos de Pesquisa e Extensão (GPEs)

Os GPEs têm como objetivo levantar dificuldades relacionadas a questões próprias do Poder Legislativo e propor soluções e novos horizontes em um processo de análise e organização dos conhecimentos inerentes à função legislativa.

Atualmente, o programa conta 128 pesquisadores membros, que estão distribuídos em 12 grupos. Os GPEs pesquisam temas como:

» Ciência de dados aplicada ao estudo do Poder Legislativo
» Parlamento e sociedade
» Parlamento digital
» Discursos e projetos de mudança social
» Estratégias de construção de vínculo e identidade política dos atores políticos brasileiros
» Informação política: interfaces contemporâneas

Facebook | Instagram

A Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, juntamente com a Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados, realiza nesta quinta-feira (03) a palestra "Sistema Político dos Estados Unidos”.

Esta é a primeira de uma série de palestras previstas para o 2º semestre de 2023. Em cada uma delas, um diplomata diferente apresentará as caraterísticas do sistema de seu país.

Neste primeiro encontro a análise será sobre os Estados Unidos. Para debater sobre o tema foi convidado o Primeiro Secretário da Seção Política da Embaixada dos EUA no Brasil, John Jacob. Também participará do encontro, o professor do Mestrado Profissional em Poder Legislativo, Renon Fonseca.

A palestra será realizada presencialmente no auditório do Cefor, às 16h. Não perca!

Inscreva-se pelo portal eduleg.camara.leg.br

Facebook | Instagram

As Jornadas de Pesquisa e Extensão, promovidas anualmente pela Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, têm se consolidado como espaço para discussão de ideias a respeito do parlamento brasileiro. E oferecem a oportunidade de divulgação de trabalhos de pesquisadores nacionais que estudam essa temática.

Se você tem interesse em debater temas relacionados ao poder legislativo, ative as notificações e não perca as novidades!

Facebook | Instagram

Uma nova legislatura se inicia na Câmara dos Deputados. Dos 513 deputados que tomaram posse no dia 1º de fevereiro, 312 deles - cerca de 61% - retornam para mais um mandato.

Os estudos baseados na distribuição geográfica dos votos auxiliam no entendimento das dinâmicas que elegem candidatos. A GEOGRAFIA DO VOTO investiga a origem eleitoral dos parlamentares. Compreender como se dá a concentração eleitoral entre os candidatos é relevante para o entendimento do sistema político brasileiro.

Em uma das recentes pesquisas realizadas no Programa de Pós Graduação da Câmara dos Deputados, o aluno do Mestrado em Poder Legislativo, Vinícius Augusto Sacramento Ferreira, sob orientação do professor Ricardo Chaves De Rezende Martins, utilizou a Geografia do Voto como ferramenta para sua análise. Ele realizou um estudo comparativo entre os perfis de votação nos municípios brasileiros nas eleições para deputado federal de 1994 e 1998 (analisadas à época por Nelson Rojas de Carvalho) e também no período de 2014 e 2018. A pesquisa verificou a dinâmica e a natureza da competição política nos municípios.

Constatou-se que os pleitos, de um modo geral, ficaram mais competitivos (concentração dos municípios diminuiu) e mais dinâmicos (as variações entre duas eleições subsequentes foram maiores), sendo esse fenômeno mais acentuado nos municípios com colégios eleitorais maiores

Quando se estudou o perfil dos deputados nas capitais e no interior, os resultados não alteraram a tendência de vinte anos atrás, com partidos mais ideológicos se destacando mais nas capitais e grandes cidades.

Ainda que os resultados obtidos não possam ser extrapolados para inferir resultados futuros, o trabalho se mostra relevante por disponibilizar dados mais recentes sobre a geografia política do voto, podendo contribuir para a compreensão de mudanças no cenário político brasileiro, como também para subsidiar decisões em diversas áreas relacionadas, como o sistema eleitoral brasileiro.

Confira! http://bit.ly/40iLdUv

Facebook | Instagram

A E-Legis, revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, passou a integrar o estrato mais elevado dos periódicos científicos do Brasil.

Com a classificação no nível A4 na área de Ciência Política e Relações Internacionais, dada pelo Qualis-Periódicos do quadriênio 2017-2020, a E-Legis se insere no estrato A – que representa as publicações de maior impacto acadêmico, econômico e social.

O Qualis-Periódicos é uma avaliação publicada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que classifica a produção dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos.

A avaliação do quadriênio 2017-2020 dividiu as publicações em três estratos, subdivididos em oito substratos: A (A1, A2, A3 e A4), B (B1, B2, B3 e B4) e C.

» Sobre a revista
A revista eletrônica E-Legis é um periódico científico publicado quadrimestralmente, desde 2008. A revista divulga resultados de pesquisas sobre o legislativo e tem se consolidado como referência nacional na área.

Vem conhecer! https://e-legis.camara.leg.br/

Facebook | Instagram

O Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados (MPPL) alcançou nota máxima na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (Capes), chegando ao conceito 5.

Os egressos do MPPL ocuparam/ocupam diversas funções nas áreas política e administrativa nas duas casas legislativas, além de posições estratégicas na Câmara dos Deputados, como os cargos de Chefe de Gabinete da Presidência e Diretor Administrativo.

As pesquisas de TCC realizadas no âmbito do MPPL entregaram estudos e produtos para a Câmara e para a sociedade - o que ressalta o caráter inovador e a orientação profissional do curso, focado em resultados práticos e aplicáveis.

Dentre os trabalhos produzidos, destacam-se os estudos sobre a aplicação do uso da inteligência artificial para tradução de documentos legislativos, o levantamento das transmissões ao vivo dos plenários das casas Legislativas do continente americano e o emprego dos conceitos de orçamentação por desempenho nas leis orçamentárias que passam pelo Congresso Nacional.

O Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados integra a Área de Ciência Política e Relações Internacionais da Capes e dialoga com outras áreas de forma interdisciplinar, como Direito, Administração Pública, Comunicação, Educação e outras. Esse diálogo pode ser percebido na transversalidade das linhas de pesquisa e na amplitude da formação acadêmica e profissional do corpo docente do MPPL.

Facebook | Instagram

 

2022

2022 foi um ano de muitas conquistas para o Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados.

Além de completar 10 anos de existência, o programa alcançou o conceito 5 na avaliação da Capes, a mais alta para mestrados profissionais!

Durante o ano letivo, o curso recebeu 51 alunos regulares e 194 alunos especiais. Ao longo dos semestres, foram ofertadas 16 disciplinas de mestrado, ministradas por 17 docentes da Pós-Graduação. Dentre elas, Seminário em Poder Legislativo, Teoria dos Jogos em Ciência Política e Teorias da Democracia e Representação.

Na revista E-Legis, periódico científico da Câmara dos Deputados divulgado quadrimestralmente, foram publicados 50 artigos.
Já na edição especial “Pesquisas e Políticas sobre Esporte IV”, foram divulgados 11 artigos.
Em setembro deste ano, em celebração aos 30 anos da Educação Legislativa, o programa promoveu o Seminário de Educação Legislativa, junto à XII Jornada de Pesquisa e Extensão.

Durante três dias, 170 participantes tiveram a oportunidade de assistir diferentes mesas temáticas e acompanhar apresentações de mais de 30 trabalhos inscritos no evento.

Todos os encontros foram gravados e estão disponíveis no canal da Escola da Câmara no YouTube: cd.leg.br/idnj5g

Por fim, a Pós-Graduação também ofereceu dois cursos de especialização em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal: Orçamento Público e Poder Legislativo e Direito Parlamentar. Ao todo, as duas turmas contaram com a participação de 100 alunos.

Facebook | Instagram

Entre os dias 21 a 23 de setembro acontece o Seminário de Educação Legislativa e XII Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados. O evento celebra os 30 anos da educação legislativa no Brasil e os 25 anos do próprio Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento - CEFOR.

Para reunir os saberes de mais de 250 escolas do legislativo nacionais, parlamentos internacionais e academia interessada no Legislativo, o evento acontecerá de forma híbrida: todas as atividades serão oferecidas de forma online, havendo também a possibilidade de participação presencial nas principais palestras.

As inscrições para os interessados em participar das palestras e das sessões de apresentação dos trabalhos já estão abertas e podem ser feitas no site www.camara.leg.br/eduleg22, onde é possível também checar a programação completa.

As palestras acontecerão no período da manhã, sempre no Auditório do Cefor, na Câmara dos Deputados.

No período da tarde acontecem as sessões de apresentação de trabalhos, realizadas integralmente em modo virtual, com participação de pesquisadores de todo o Brasil, que no âmbito acadêmico e político-institucional, tratam das temáticas "Gestão Pública no Poder Legislativo", "Processos Políticos do Poder Legislativo", "Política Institucional do Poder Legislativo" e “Educação Legislativa”

Todas as atividades, inclusive as presenciais, poderão também ser acompanhadas pela transmissão ao vivo que acontecerá pelo canal da Escola da Câmara no YouTube: www.youtube.com/escoladacamara.

Facebook | Instagram

O Programa de Pós Graduação da Câmara dos Deputados promove nesta quinta-feira, 04 de agosto, às 10h, aula inaugural do segundo semestre letivo de 2022, debatendo sobre “Estudos legislativos: temáticas e metodologias nos dez anos do Mestrado em Poder Legislativo”

O evento se insere nas comemorações dos dez anos do Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados e dos 30 anos da educação legislativa no Brasil.

Para falar sobre o assunto, foi convidado Ricardo Martins - Consultor legislativo e professor do Mestrado em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados.

A medição será feita pelo coordenador do Programa de Pós-graduação da Câmara dos Deputados, Fabiano Schwartz.

O evento terá tradução em Libras e será transmitido no canal do YouTube da Escola da Câmara - youtube.com/escoladacamara

Instagram

Confira a 38ª edição da E-legis, revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados.

A nova publicação traz o dossiê Governo e Parlamento Digital com sete artigos que contemplam temas sobre transparência e dados abertos, governo eletrônico e governança digital, ouvidorias, e participação digital durante a pandemia.

Além do dossiê há nove textos na seção de temas livres, com um variado repertório temático da ciência política e dos estudos jurídicos: governabilidade, reeleição, políticas de assistência social, produção legislativa, prisão preventiva, qualificação jurídica do voto, liberdade de imprensa nas constituições brasileiras.

Ao final da edição, confira ainda um relato de experiência sobre o projeto de resgate da memória organizacional do Senado Federal: "Esta é a minha história”.

Acesse! http://e-legis.camara.leg.br

Facebook | Instagram

Como ocorre o engajamento público nas páginas dos deputados federais mais influentes no Facebook?

Este foi o tema da dissertação desenvolvida por Sandra Amaral de Sousa, sob a orientação da professora Cristiane Brum Bernardes, durante o Mestrado em Poder Legislativo do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados.

O estudo apresenta uma análise de conteúdo de postagens e dos comentários recebidos nas páginas de 10 parlamentares referentes à discussão e à votação da Proposta de Emenda à Constituição da Reforma da Previdência, realizada em 2019 na Câmara dos Deputados.

A pesquisa classifica tanto os tipos de postagens dos deputados, quanto os comentários dessas postagens, fazendo um cotejamento deles e identificando as diferentes experiências de engajamento público presentes nesse diálogo, conforme as etapas propostas por Leston-Bandeira (2014).

Confira! bit.ly/participaçao_mídias

 

Facebook | Instagram

Acompanhe nesta quinta-feira (17/02) a aula inaugural da Pós-Graduação da Escola da Câmara, que abordará o uso de múltiplas fontes de informação nas políticas públicas!

Fabiano Peruzzo Schwartz, Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, conversa com Natália Massaco Koga, Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sobre como os recursos informacionais são utilizados pelos servidores públicos federais para subsidiar as políticas públicas.

O evento será transmitido pelo canal da Escola da Câmara no YouTube, a partir das 10h! Não perca! www.youtube.com/escoladacamara

 

Facebook | Instagram

 

2021

O Ampliar é promovido pela Pós-Graduação da Câmara dos Deputados para reunir alunos, professores e egressos do Mestrado Profissional em Poder Legislativo.

Criado para somar laços, criar redes, ampliar contatos e conhecimentos, os encontros fortalecem a colaboração em pesquisa e ensino do parlamento brasileiro.

Aliás, você pode conferir a terceira edição do Encontro, “Mestrado Profissional: temáticas e metodologias contribuindo para a instituição e a sociedade”, que está disponível no canal do Youtube da Escola da Câmara aqui: https://bit.ly/3F6sqRK

Facebook | Instagram

As transmissões ao vivo de debates e decisões em plenário permitem que toda a população acompanhe em tempo real o trabalho do parlamento!

Na palestra “Parlamentos americanos ao vivo”, a jornalista da Câmara dos Deputados Ginny Morais apresenta um mapeamento inédito sobre as transmissões ao vivo de sessões plenárias em 35 países do continente americano.

Este panorama é resultado da pesquisa desenvolvida durante o Mestrado em Poder Legislativo da Escola da Câmara entre os anos 2019-2020.

O objetivo era investigar em que medida diferentes parlamentos utilizam as transmissões como forma de transparência, publicidade e estímulo à accountability.

Assista! youtu.be/1iwIgUy1IJM

Facebook | Instagram

A Escola da Câmara realiza nesta quinta-feira (18), a 4ª edição do Ampliar - encontro que reúne egressos do Mestrado Profissional em Poder Legislativo! O evento será transmitido em tempo real pelo Canal da Escola da Câmara no YouTube (link na bio) a partir das 10h.

Esta nova edição contará com a presença de três ex-alunos que, em conversa com um professor do Programa, debaterão sobre os temas abordados em suas pesquisas.

Confira os assuntos que serão apresentados pelos convidados:

- Miguel Gerônimo: Relações Institucionais e Governamentais
- Mari Abreu: Representação Política e Gênero
- Walternor Brandão: Democracia Participativa
- Valério de Medeiros: Parlamento e Arquitetura

Durante o bate-papo os participantes falarão ainda sobre suas trajetórias profissionais e o impacto que os estudos sobre o parlamento brasileiro tiveram em suas carreiras e vidas pessoais.

Acompanhe a conversa a partir das 10h, pelo canal da Escola da Câmara do YouTube! www.youtube.com/escoladacamara

>> Sobre o Ampliar: desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, o Ampliar favorece encontros que constroem laços entre pesquisadores e ampliam conhecimentos sobre processo legislativo.

 

Facebook | Instagram

"O Mestrado em Poder Legislativo me proporcionou um aprendizado profundo sobre o Parlamento Brasileiro, não só como Instituição Política e Representativa, mas também como um dos órgãos da Administração Pública mais abertos, transparentes e com incentivo à participação popular. Criei uma rede de contatos com colegas de diversas áreas e temas de pesquisa, além de professores com uma compreensão ímpar do Congresso Nacional."

Mariana Abreu - Mestra em Poder Legislativo

 

Facebook | Instagram