Encontro reuniu secretárias e procuradoras da Mulher dos estados

Em agosto de 2021, com a presença de secretárias e procuradoras de Mulher de diversos estados brasileiros, foi realizado o I Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher do Legislativo. Na época, 16 Unidades Federativas já tinham criado Procuradorias da Mulher em suas Assembleias e, em âmbito municipal, eram 170 as Câmaras Municipais com Procuradorias funcionando ou em processo de instalação.
01/09/2021 15h30

Foto: Marcos Brandão - Senado Federal

Encontro reuniu secretárias e procuradoras da Mulher dos estados

Encontro de procuradoras com presidente do Senado

O I Encontro de Procuradoras da Mulher foi averto pela procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), que destacou o ineditismo do evento e a importância de reunir e unir as deputadas estaduais - que assumiram as Procuradorias da Mulher em suas respectivas Assembleias - com as representantes da bancada feminina da Câmara Federal. Ela detalhou a programação do encontro, que ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto, e informou sobre agenda com os presidentes da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O encontro marcou o encerramento das comemorações da campanha “Agosto Lilás” e dos 15 anos da Lei Maria da Penha. Tereza Nelma destacou, ainda, o papel das Procuradorias da Mulher de “dar maior representatividade e visibilidade às mulheres na política, combater à violência, receber e encaminhar denúncias de violência contra as mulheres”.

Durante dois dias, as procuradoras estaduais puderam apresentar a situação de violência contra a mulher em seus estados, bem como informar sobre as ações desenvolvidas regionalmente. Ao final do encontro, foi lançada a ideia da criação de uma Rede Nacional de Procuradorias da Mulher, com o objetivo de fortalecer e espalhar pelo País a experiência das Procuradorias da Mulher na esfera do Poder Legislativo, além de estimular a criação de Procuradorias em todos os estados e municípios onde ainda não existe, formalizar parcerias e intercâmbio de experiências.

No encerramento do I Encontro Nacional das Procuradorias da Mulher, as Procuradoras da Mulher da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, das Assembleias Legislativas e das Câmaras Municipais assinaram a Carta do Encontro, na qual pedem avanços e garantias dos direitos das mulheres. No documento, encaminhado às autoridades, elas reforçaram a importância do enfrentamento à violência contra a mulher, as garantias dos direitos sexuais e reprodutivos, bem como o aumento da representatividade feminina na política. Também aprovaram Moção de Agradecimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela campanha de combate à violência política contra mulher e o incentivo à maior participação feminina na política.

 

 

Confira as notícias completas sobre o I Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher

Encontro reúne secretárias e procuradoras da Mulher dos estados

Procuradoras da Mulher querem fortalecer rede de combate à violência no País

Parlamentares e especialistas destacam propostas recentemente aprovadas de combate à violência contra mulher

Procuradoras assinam carta por mais avanços nos direitos para as mulheres

Procuradoras aprovam moção de agradecimento ao TSE

Encontro de procuradorias da Mulher termina com lançamento de rede nacional

 

Ascom - Secretaria da Mulher