ONMP lança material de capacitação sobre comunicação eleitoral e política para candidatas
Celebrando o Mês da Mulher e em mais uma atividade preparatória para as eleições municipais de 2024, o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) lançou nesta terça-feira, 5 de março, o percurso de aprendizagem online “Como realizar minha comunicação política de forma eficaz?”, destinado a mulheres que pretendem se candidatar nas próximas eleições municipais. O percurso, que integra a trilha de aprendizagem Mulheres na Política do Portal EVC, da Escola da Câmara, é composto por vídeos e materiais multimídia que explicam como construir uma comunicação política estratégica e eficaz, desde a pré-campanha até a montagem do gabinete para aquelas que conseguirem se eleger.
A iniciativa é uma parceria entre o ONMP, a Escola da Câmara e as organizadoras do I Compol Mulheres, realizado nos dias 4 e 5 de março na Câmara dos Deputados. O Compol é um dos maiores eventos brasileiros da área da Comunicação Política e Institucional, realizado em várias cidades brasileiras. O I Compol Mulheres reuniu em Brasília as maiores especialistas em Comunicação Política do Brasil, apresentando cases e debatendo variadas questões que afetam as estratégias comunicativas de atores políticos. Várias dessas especialistas produziram o material que compõe o percurso de aprendizagem do Portal EVC.
O percurso “Como realizar minha comunicação política de forma eficaz?” abordará temas diversos relacionados à campanha e à comunicação política estratégica necessária durante a campanha eleitoral, mas também depois dela. Informações sobre o calendário eleitoral, dicas sobre as práticas permitidas e proibidas durante as campanhas, orientações para o planejamento pré-eleitoral e para construir uma narrativa potente para as mídias sociais constituem alguns dos materiais já disponíveis. Novos vídeos e recursos multimídia serão lançados a cada semana, pelos próximos meses, para compor um portfólio que possa ser usado durante as campanhas, a partir de agosto deste ano, e em todo o exercício do mandato das eleitas.
Noemi Araújo Lopes, sócia fundadora da Representativa e uma das organizadoras do percurso, ressalta que “por muito tempo as mulheres ficaram à margem da participação política brasileira, porém hoje reconhecemos que as mulheres são influenciadoras sociais”. Noemi explica que um dos objetivos do percurso é “capacitar e formar mulheres para o cenário político e eleitoral, ensinando-as a fazer uma comunicação intencional e estratégica para assumirem cargos de poder e decisão, dentro e fora do Parlamento”. Segundo a especialista, a iniciativa “é uma das ferramentas para contribuirmos para uma Democracia mais justa, inclusiva e representativa”.
O Portal EVC é um espaço de aprendizagem que busca ampliar o acesso a conteúdos sobre política, cidadania, democracia e o papel do Poder Legislativo. Desenvolvido pela Escola da Câmara dos Deputados, tem uma proposta pedagógica desenhada para atender às diferentes necessidades de cidadãos e cidadãs: entender, atuar e educar. Nele, qualquer cidadão pode acessar gratuitamente e em formato acessível conteúdos diversos sobre política e sobre o legislativo.
A iniciativa de disponibilizar materiais sobre comunicação política para mulheres surgiu a partir de estudos realizados por pesquisadoras associadas ao ONMP que detectaram a necessidade de maior qualificação das estratégias de comunicação de políticas brasileiras ocupantes de diferentes cargos. Entre as dificuldades relatadas por mulheres que se candidatam está o pouco acesso à mídia tradicional para apresentarem suas propostas. Além disso, a cobertura midiática dada às campanhas de mulheres acaba, muitas vezes, reproduzindo os estereótipos de gênero, concentrando-se na aparência e no perfil das candidatas, muito mais do que em suas ideias ou propostas. Por isso, é fundamental que as candidatas tenham acesso a informações básicas para conseguirem desenvolver uma comunicação política estratégica, eficiente e eficaz.
Ações do Observatório – Desde sua criação, em 2021, o ONMP tem promovido a articulação de parcerias para estimular pesquisas e sistematizar os dados levantados pelas cientistas. Entre os principais temas de pesquisa desenvolvidos e debatidos estão reforma política, representatividade de mulheres, regulamentação de eleições e preparação de candidaturas femininas e combate à violência política contra mulheres. No portal do Observatório estão disponíveis as íntegras de diversas notas técnicas, com conteúdos relacionados aos três eixos de pesquisa, além da gravação de eventos com pesquisadores brasileiros e estrangeiros realizados na Câmara dos Deputados nos seus quase três anos de existência.
Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) - Câmara dos Deputados
Informações: (61) 3215-8818 e 3215-8800
E-mail: secmulher.onmp@camara.leg.br