Soraya Santos participa de Encontro de Procuradoras da Mulher no Paraná

A primeira agenda como recém-eleita Procuradora da Mulher da Câmara foi um convite da deputada licenciada e atual secretária da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte.
19/05/2023 17h30

Foto: Orlando Kissner -ALEP

Soraya Santos participa de Encontro de Procuradoras da Mulher no Paraná

Encontro reuniu mais de 200 parlamentares do Estado e convidadas

A deputada Soraya Santos (PL-RJ), eleita procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados no último dia 10 de maio, participou na quarta-feira (17/05) do  4° Encontro das Procuradorias Especiais da Mulher do Estado do Paraná, evento que reuniu mais de 200 parlamentares no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), entre procuradoras, deputadas, vereadoras, prefeitas e secretárias de todo o Estado. O convite para a participação da procuradora da Mulher da Câmara foi feito pela deputada licenciada e atual secretária da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte, que também já foi procuradora da Mulher, procuradora-adjunta e coordenadora da bancada feminina da Câmara. 

Em seu pronunciamento, Soraya destacou que "as mulheres não se movimentam na política por poder, mas por causas. Nós já temos dupla jornada. É dfícil. Seria mais fácil que alguém defendesse o que temos por direito. Mas as mulheres vão à luta”, afirmou. A procuradora disse, ainda, que “cada vez que se tem mais mulheres nos espaços de decisão, menos desigualdades existem". E defendeu: "Temos que ter Secretarias da Mulher e Procuradorias da Mulher em todos os municípios, isso é de fundamental importância”.  

A procuradora da Mulher da Câmara Federal também explicou às presentes que “as Procuradorias federal, estaduais e municipais, embora autônomas, atuam com uma relação de interdependência e por isso, geram resultados para a sociedade. A Procuradoria da Mulher tem um modelo para criar protocolos comuns e formar as redes de proteção nos municípios. E isso tudo fomenta ações com o compartilhamento das experiências de cada um”.

Participantes - A procuradora especial da Mulher na Assembleia do Paraná, Cloara Pinheiro, informou que o Estado já possui 114 Procuradorias Municipais Especiais da Mulher. "Um dos objetivos deste encontro é sensibilizar outros municípios para que também implantem Procuradorias da Mulher. Hoje conversamos sobre políticas públicas, procuradorias municipais, comissões e conselhos da mulher, delegacias da mulher, enfim, foi uma troca de experiências para que, juntas, possamos garantir nossos direitos”, declarou.

A deputada Cristina Silvestri (PSDB), que exerceu, entre 2019 e 2022, o cargo de primeira procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, declarou sua satisfação em "ver os resultados já alcançados pela Procuradoria Especial, como se fosse um filho que agora está mostrando os resultados. Quando assumimos a função de procuradora da Mulher, tudo ainda era muito novo. Tínhamos que buscar os caminhos e hoje ver essa mobilização das mulheres por todo o Estado, com mais de uma centena de Procuradorias Municipais espalhadas e crescendo, é para mim uma grande realização que me deixa muito feliz”, afirmou.

Leandre, que foi eleita três vezes deputada federal e atualmente ocupa o cargo de secretária da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná, afirmou que é fundamental fortalecer a rede de Procuradorias Municipais: "É mais um instrumento de promoção e proteção das mulheres paranaenses. Na Secretaria da Mulher a gente percebe o quanto é importante ter esta interlocução com o Legislativo através das Procuradorias da Mulher municipais e estadual, se soma em nosso trabalho para que possamos fomentar o protagonismo feminino e no combate a todas as formas de violência que as mulheres ainda são submetidas todos os dias”.

O encontro teve por objetivo proporcionar às participantes conhecimentos sobre as políticas públicas voltadas às mulheres e o compartilhamento informações sobre os direitos das mulheres para que sejam implantadas nos municípios. Da mesa principal participaram a coordenadora de Ações Solidárias da Assembleia Legislativa, Rose Traiano; a procuradora Especial da Mulher do Estado, deputada Cloara Pinheiro (PSD); a 2ª secretária deputada Maria Victoria (PP), representando a Comissão Executiva da Assembleia Legislativa; a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (Republicanos); a secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte; a procuradora da Mulher na Câmara Federal, deputada Soraya Santos; a 1ª procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa de Goiás, deputada Rosangela Rezende; a chefe da Divisão de Polícia Especializada da Polícia Civil, delegada Luciana Novaes; e a procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Campo Mourão, vereadora Naiany Salvadori.

 

Com informações do Portal da Assembleia Legislativa do Paraná.