Secretaria da Mulher promove arrecadação de potes para doação de leite materno
A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados está desenvolvendo ação de arrecadação de potes para doação de leite materno. A atividade integra a Campanha “Agosto Dourado”. A Lei 13435/2017 estabeleceu este mês para a conscientização e mobilização pelo direito das mulheres que amamentam e como incentivo à amamentação e sua importância para a saúde do bebê. A cor dourada representa o padrão ouro de qualidade do leite materno.
Durante todo o mês de agosto, os potes para recolhimento de leite materno podem ser entregues na sala da Secretaria da Mulher, localizada no Edifício Principal da Câmara (Térreo – Ala E – Sala 01). Os potes arrecadados serão encaminhados ao Banco de Leite de Brasília. Podem ser doados potes de qualquer tamanho, desde que sejam de vidro, com tampas de plástico (não pode ser tampa de metal), como os de café solúvel. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (61) 3215-8800 ou pelo e-mail secretariadamulher@camara.leg.br.
Histórico - Desde 2017, a Secretaria da Mulher apoia iniciativas como a implantação de salas de amamentação nas dependências do Legislativo. Atualmente, há três salas destinadas às mães que precisam amamentar na Câmara. Em 2022, foi criado o Programa de Acompanhamento e Apoio à Mãe Nutriz (Pró-Mãe).
No último dia 2 de agosto, a Secretaria a Mulher promoveu roda de conversa sobre o tema, em parceria com o Departamento de Atenção à Saúde e o Programa Pró-Ser da Câmara, por solicitação da deputada Iza Arruda (MDB-PE), 2ª coordenadora-adjunta da bancada feminina. A amamentação é um direito garantido por lei. Todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos, seja no trabalho, em casa e até quando estão privadas de liberdade. O aleitamento materno é também um direito da criança.
Ascom - Secretaria da Mulher