Secretaria da Mulher lança hotsite em comemoração a dez anos de atuação
Em 10 de julho de 2013, foi criada a Secretaria da Mulher, por meio da Resolução 31/2013, estrutura que uniu a coordenação da bancada feminina da Câmara dos Deputados e a Procuradoria da Mulher e, depois, em 2022, teve incorporado também o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP). Para marcar uma década de atuação, a Secretaria da Mulher solicitou a criação de um hotsite, desenvolvido pela equipe da Agência Câmara, com apoio do Planejamento de Comunicação e da área de Publicidade da Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx) da Câmara, em conjunto com a equipe técnica da Secretaria. O hotsite está disponível no portal da Câmara dos Deputados, na aba da Secretaria da Mulher, e divulgado, também, nas redes sociais.
O objetivo é apresentar e registrar, de forma objetiva e didática, com elementos gráficos e imagens, a trajetória desses 10 anos de atuação da bancada feminina da Câmara. No hotsite, são apresentados dados sobre a composição da Secretaria da Mulher e os serviços oferecidos às deputadas, como acompanhamento da pauta legislativa de interesse das parlamentares; assessoria jurídica e recebimento de denúncias pela Procuradoria da Mulher; organização de eventos, publicações, exposições e concursos; e divulgação da atividade legislativa da bancada feminina.
O hotsite apresenta uma breve linha do tempo com os principais fatos que marcaram a evolução da bancada feminina da Câmara, desde a conquista do direito das mulheres votarem, em 1932; passando por marcos como a atuação da chamada "Bancada do Batom", na Constituinte; as primeiras bancadas de mulheres da Câmara e do Senado em 1995 e anos seguintes; a criação da Procuradoria da Mulher em 2009 e da Secretaria da Mulher, em 2013; e a recente consolidação do Observatório entre 2021 e 2022.
Ainda neste espaço digital podem ser conferidos alguns indicadores importantes, tais como: o crescimento de número de eleitas, que chegou a 91 deputadas federais nas eleições de 2022; o alto número de projetos de autoria ou coautoria de deputadas, que alcança 5.600 nos últimos dez anos; as estatísticas de denúncias recebidas pela Procuradoria da Mulher e o aumento de Procuradorias da Mulher criadas em âmbito local em todo o País. Também é possível conferir algumas das principais leis em defesa das mulheres, sancionadas na última década.
A Secretaria da Mulher também homenageia, no hotsite, todas as deputadas que já integraram o Colegiado e ajudaram a construir cada etapa de avanços para a pauta feminina.
Acesse aqui e conheça um pouco da história dos 10 anos da Secretaria da Mulher!
10/07/2023 - Ascom - Secretaria da Mulher