Plenarinho promove concurso de planos de aula em comemoração ao Mês da Mulher

Inscrições vão até 7 de maio. Podem participar educadores do segundo ciclo do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
13/03/2023 16h37

O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) está com inscrições abertas, até 7 de maio, para o concurso de planos de aula baseados na 4ª edição do e-book “Brasileiras Inspiradoras”. O concurso é voltado a educadores do segundo ciclo do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Serão selecionados os três melhores trabalhos. Cada autor(a) dos planos escolhidos receberá um diploma, um kit de obras da Edições Câmara para si e outro para sua escola e um pôster exclusivo, ilustrado pela equipe de design do Plenarinho, com a foto de cada um dos premiados. Os planos de aula vencedores serão publicados no Portal Plenarinho e servirão de inspiração para educadoras e educadores de todo o Brasil. O resultado final será divulgado no dia 2 de junho. Mais informações no Portal do Plenarinho, onde também pode ser acessado o regulamento do concurso.

Brasileiras Inspiradoras é um projeto organizado pelo Plenarinho que está em sua quarta edição. Criada em 2020, a obra traz uma coletânea de perfis de mulheres que, com coragem e pioneirismo, marcaram a história do País. A primeira edição contou com 30 mulheres. Na versão lançada neste mês são apresentadas 58 personagens. O e-book está dividido em seções temáticas: Guerreiras, Sufragistas, Políticas, Cientistas, Escritoras, Artistas, Atletas, Defensoras dos Direitos Humanos e Garotas (incríveis). Os textos são simples, com linguagem acessível, pensados para serem lidos por (e com) crianças. As personagens incluídas nesta nova edição são Alzira Soriano, Clementina de Jesus, Amélia Hamburger, Jaqueline Goes de Jesus e Nicolinha, uma astrônoma amadora de apenas nove anos.

A obra Brasileiras Inspiradoras soma-se a vários outros conteúdos do Plenarinho - portal infanto-juvenil da Câmara dos Deputados, todos preparados para trabalhar as questões de gênero em sala de aula, entre eles: Plano de aula "Trabalhando o empoderamento feminino em sala de aula"; Matéria "Conversando com crianças e jovens sobre igualdade de gênero"Projeto “Mulheres Extraordinárias”, da E.E. Dona Sindá; e agora Brasileiras Inspiradoras.  

 

Serviço: Concurso de planos de aula “Brasileiras Inspiradoras”
Público-alvo: educadores do segundo ciclo do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil
Inscrições: por e-mail, até 7 de maio
Resultado final: 2 de junho

 

Com informações do Portal Plenarinho e Câmara Notícias