Observatório Nacional da Mulher na Política promove debate sobre financiamento de campanha
Com o tema “Mulheres na política e o financiamento público de campanhas eleitorais: efeitos, dificuldades e possibilidades de avanços do sistema de cotas”, o Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara dos Deputados realiza seu segundo encontro da série elaborada pelo órgão em preparação para as eleições municipais de 2024. O evento em formato híbrido acontece na próxima quinta-feira (29), das 9h às 12h, no plenário 6 da Câmara, com transmissão ao vivo no Youtube da Câmara, e contará com a participação de parlamentares e especialistas.
Durante o evento, o público terá acesso a dados de pesquisas e informações técnicas sobre a distribuição e uso dos recursos do Fundo Eleitoral nas campanhas femininas nas últimas eleições. Também poderá esclarecer dúvidas e compartilhar experiências sobre o tema, mediante inscrição prévia.
Segundo a coordenadora do Observatório, deputada Yandra Moura (União-SE), “o objetivo destes ciclos de debates é fortalecer a formação de redes de apoio para que mais mulheres estejam informadas sobre seus direitos como candidatas nas eleições municipais deste ano. Desta forma, esperamos a cada eleição contribuir para aumentar o número de cadeiras ocupadas por mulheres e assim garantir o olhar feminino nos mais variados temas em discussão na arena política”, pontuou a parlamentar, que fará a mediação do evento.
Palestrantes
No evento, os pesquisadores Felipe Lauritzen e Olivia Tsoutsoplidi, ambos vinculados à Sciences Po Paris, apresentarão resultados de estudos que avaliaram os efeitos das cotas de gênero e raciais em fundos eleitorais públicos, compartilhando dados que abrangem eleições de 1994 até 2002 e analisando o impacto das recentes reformas eleitorais. Por fim, trarão recomendações para o aperfeiçoamento das regras de distribuição dos recursos de campanha com o objetivo de melhorar a representatividade desses grupos.
Felipe Lauritzen é pesquisador associado ao Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara dos Deputados, doutorando em Economia pela Sciences Po Paris e afiliado à Rede de Pesquisa e Política em Pluralidade Midiática do think-tank CEPR. Olivia Tsoutsoplidi também é doutoranda em Economia na Sciences Po Paris e atua como Jovem Pesquisadora do Laboratório de Avaliação Interdisciplinar de Políticas Públicas (LIEPP) da universidade. Ambos integram um projeto que avalia as recentes reformas no financiamento de campanhas no Brasil, com o objetivo de melhorar a representação política de mulheres e pessoas negras.
Servidores da Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (DITEC) da Câmara também aproveitarão o evento para apresentar as principais funcionalidades do Sistema de Monitoramento sobre Mulheres e Eleições, que traz painéis de dados de receitas de campanha de eleições municipais a partir de 2004, com filtros que permitem o cruzamento das informações por gênero, raça/etnia, cargo, partido e região, além do detalhamento da fonte de recursos (públicos ou demais fontes). O Sistema, que será atualizado diariamente com dados do TSE durante o pleito de 2024, é uma ferramenta desenvolvida pela DITEC em parceria com o Observatório que pode ser utilizada pelas candidatas como ferramenta de monitoramento do cumprimento das cotas legais de distribuição dos recursos pelos partidos durante a campanha.
Debates
O primeiro encontro do ciclo de debates direcionado às eleições ocorreu em novembro de 2023 e teve como tema “Mulheres na política e saúde mental: o acolhimento psicológico das vítimas de violência política”. O ONMP prevê a realização de novas edições com frequência bimestral, até o fim de 2024. Acompanhe a programação e assista à gravação dos encontros na página do Observatório.
Serviço:
Encontros do ONMP (2ª Edição) | Mulheres na política e o financiamento público de campanhas eleitorais: efeitos, dificuldades e possibilidades de avanços do sistema de cotas
Data: 29/02/2023 - quinta-feira - das 9h às 12h
Local: Plenário 6 da Câmara dos Deputados, com transmissão ao vivo em cd.leg.br/youtube
Inscrições aqui!
Mais informações e contato: Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, 3215-8800.