Lei prevê a participação de associação médica na análise de novas tecnologias no SUS

Comissão assessora a avaliação de novos medicamentos, produtos e procedimentos. Legislação tem origem em projeto relatado pela deputada Laura Carneiro.
24/08/2023 14h00

Foto: GettyImages, por Agência Câmara de Notícias

Lei prevê a participação de associação médica na análise de novas tecnologias no SUS

Comissão assessora a avaliação de novos medicamentos, produtos e procedimentos

O vice-presidente Geraldo Alckmin, no exercício da Presidência da República, sancionou sem vetos a Lei 14.655/2023, que prevê participação de um especialista indicado pela Associação Médica Brasileira (AMB) na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no Sistema Único de Saúde (SUS).

A norma, publicada no Diário Oficial da União de 24 de agosto, acrescenta a determinação na Lei Orgânica da Saúde. O texto é oriundo do Projeto de Lei 213/2022, do Senado, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados em maio, com relatoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).

Atualmente, a Conitec é composta por 13 membros com direito a voto. Vinculada ao Ministério da Saúde, é responsável por avaliar novos tratamentos, tecnologias e protocolos para o SUS. Já a AMB é uma sociedade sem fins lucrativos em defesa da dignidade profissional do médico e da assistência de qualidade à saúde.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias