LAURA CARNEIRO
Laura Carneiro é advogada formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) aos 22 anos. Foi secretária Municipal de Assistência Social duas vezes e, na última gestão (2021-2022), com o prefeito Eduardo Paes, criou o primeiro programa de combate à fome da cidade do Rio, o Prato Feito Carioca, que já distribuiu mais de 1,5 milhão de refeições. Criou ainda outros projetos inéditos na SMAS, como os Albergues Cariocas, os Lares Cariocas, Você no Controle e o Tô de Boa, para populações vulneráveis, esse último, em parceria com o governo federal e PNUD, oferece a jovens entre 14 e 18 anos oficinas temáticas formativas com auxílio financeiro de R$ 500,00 para reduzir os fatores de risco associados à violência urbana.
Em maio de 2023, foi eleita 2ª coordenadora-adjunta da Bancada Feminina da Câmara para o biênio 2023-2025. Autora de milhares de proposições e leis de defesa da mulher, da criança e do adolescente, e coautora do Estatuto da Pessoa Idoso, no início da atual legislatura já conseguiu aprovar três novas legislações: a Lei 14.539/2023 que institui a Campanha Nacional de Prevenção da Exposição Indevida ao Sol, a ser veiculada anualmente pelo poder público nos meios de comunicação durante as férias escolares, e visa combater doenças como o câncer de pele; a Lei 14.538/2023, que assegura a troca de implante mamário em pacientes com câncer de mama, sempre que ocorrerem complicações, tanto pelo SUS como pela rede privada; e a Lei 14.548/2023, que atualiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para garantir agilidade de informações ao Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.
Laura Carneiro foi vereadora quatro vezes e está em seu quinto mandato de deputada federal. É, atualmente, uma das coordenadoras da Bancada Feminina e da Bancada do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados; vice-líder do governo no Congresso Nacional e membro de sete comissões, incluindo a que analisou o novo Bolsa Família com sua emenda estendendo benefício para mulheres que amamentam.
Somente nos primeiros meses da atual legislatura, a parlamentar já apresentou 22 projetos de lei, como o que criminaliza a violência obstétrica; e a Proposta de Emenda à Constituição para a cultura tornar-se um ‘direito social’; além de 263 requerimentos; fez 26 discursos em Plenário e foi designada para relatar 52 proposições.
Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Laura Carneiro (Maio/2023). Confira aqui o perfil da parlamentar na legislatura anterior (56ª).
Para informações sobre a participação parlamentar em Comissões e Colegiados, acesse o perfil oficial da deputada Laura Carneiro no Portal da Câmara dos Deputados.