Lei inscreve nome de Laudelina de Campos Melo no livro de heroínas da Pátria

Livro foi criado em 1992 para reunir protagonistas que dedicaram sua vida ao País em algum momento da história. Projeto foi aprovado em 2022 na Câmara e teve autoria da então deputada Celina Leão e outras 29 parlamentares.
26/07/2023 12h05

Foto: Wikipedia, via Agência Senado

Lei inscreve nome de Laudelina de Campos Melo no livro de heroínas da Pátria

Laudelina foi pioneira na luta pelos direitos das mulheres, dos negros e das empregadas domésticas

Foi publicada no Diário Oficial da União de 26 de julho a Lei 14.635/2023 que inscreve o nome de Laudelina de Campos Melo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A norma tem origem no Projeto de Lei 1795/2021, da ex-deputada Celina Leão (DF) e outras 29 deputadas, aprovado pela Câmara dos Deputados em maio de 2022.

Laudelina de Campos Melo ajudou a fundar o movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras domésticas em 1936, na cidade de Santos (SP). Ela também atuou no movimento negro e participou de grupos culturais.

O livro - O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Foi criado em 1992 para reunir protagonistas que dedicaram sua vida ao País em algum momento da história. A inscrição de um novo personagem depende de lei aprovada pelo Congresso Nacional.

 

Leia também: Vai à sanção o nome de Laudelina de Campos Melo como heroína da Pátria

Projeto inscreve nome de Laudelina de Campos Melo no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias