Celina Leão

Foi duas vezes Deputada Distrital, Procuradora Especial da Mulher na Câmara Legislativa do Distrito Federal e, na Câmara, em primeiro mandato durante a 56ª Legislatura, foi eleita Coordenadora-Geral dos Direitos da Mulher para o biênio 2021-2022. Eleita Vice-Governadora do Distrito Federal nas eleições de 2022.
22/08/2022 20h00

Casada e mãe de dois filhos, Celina Leão é administradora e bacharel em Direito. Exerceu dois mandatos como deputada distrital e está em seu primeiro mandato como deputada federal na 56ª legislatura da Câmara Federal.

Foi Procuradora Especial da Mulher na Câmara Legislativa do Distrito Federal para o biênio 2017/2018. É autora de 43 leis distritais e diversos projetos de lei que beneficiam diretamente à mulher, tendo priorizado emendas orçamentárias para combater a desigualdade social e para programas de enfrentamento à violência contra a mulher.

Na Câmara dos Deputados, sua primeira iniciativa foi criar a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, conduzindo seus trabalhos.

Em 2021, foi eleita coordenadora da bancada feminina da Câmara dos Deputados, assumindo a coordenação geral dos Direitos da Mulher da Secretaria da Mulher no biênio 2021-2022, órgão que tem por objetivo zelar pela participação mais efetiva das deputadas nos órgãos e nas atividades da Câmara, e também fiscalizar e acompanhar programas do governo federal, receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher e cooperar com organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos da mulher.

Sua atuação na Secretaria da Mulher da Câmara , com o apoio das 78 demais deputadas que formam a bancada feminina, possibilita ampliar a inserção na agenda política de temas que afetam diretamente o cotidiano das mulheres brasileiras.

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Celina Leão (Julho/2022).

 

Acesse o perfil oficial da deputada Celina Leão no Portal da Câmara dos Deputados.