Lançada cartilha para a incorporação de pautas transversais aos Planos Plurianuais municipais (2026-2029)

Material destinado especialmente a gestoras e gestores municipais já está disponível
07/04/2025 17h15

A Rede Orçamento Mulher publicou nesta segunda-feira cartilha com orientações práticas para a incorporação de pautas transversais nos Planos Plurianais (PPAs) municipais referentes ao período de 2026 a 2029, os quais devem ser elaborados e apresentados pelo Executivo local neste ano de 2025. O material é baseado em experiências concretas, boas práticas e debates compilados e sistematizados por meio de encontros promovidos pela Rede Orçamento Mulher.

Além de elucidar o conceito e a importância de um orçamento sensível a pautas transversais para construir uma sociedade mais justa e inclusiva, o texto apresenta seis estratégias-chave para superar os desafios de implementação dessa iniciativa: 1. Reconhecer os problemas; 2. Definir uma carteira de programas e ações; 3. Etiquetar os instrumentos de planejamento e orçamento; 4. Fortalecer a gestão para a transversalidade; 5. Monitorar a execução; 6. Avaliar e transversalizar.

Para cada uma das estratégias listadas acima, também são abordadas as respectivas ações necessárias para que elas se concretizem e as diversas formas de utilizar a Inteligência Artificial para auxiliar nesse processo de construção de um orçamento sensível a pautas transversais.

O orçamento é um instrumento relevante de combate às desigualdades. Gestoras e gestores, assumam esse compromisso com a igualdade de gênero e incorporem pautas transversais no PPA do seu município!

ACESSE A CARTILHA