Fiocruz lança curso de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade
Os detalhes da programação do curso foram formalizados no último mês de junho, durante reunião com a presença de Virgínia Corrêa, André Fenner e Gislei Knierim, representantes da Fiocruz, e com a presença das deputadas Tereza Nelma (PSDB-AL), Procuradora da Mulher; Professora Dorinha Seabra Resende (DEM-TO), Marília Arraes (PT-PE) e assessorias das deputadas Luizianne Lins (PT-CE), Érika Kokay (PT-DF) e Soraya Santos (PL-RJ).
O programa irá formar multiplicadoras nos territórios pactuados, que possam desenvolver ações para a redução das desigualdades e o fortalecimento de processos democráticos. Prefeituras, Universidades e outras instituições parceiras serão mobilizadas para atuar conjuntamente com a iniciativa e apoiar essas mulheres atendidas.
A presidente da CMulher, deputada Elcione Barbalho (MDB-PA), explica que foi possível desenvolver o programa por meio de emenda orçamentária, aprovada na Comissão dos Direitos da Mulher. Já a coordenadora da bancada feminina, deputada Celina Leão (PP-DF), lembrou que "a articulação da bancada feminina se deu no sentido de colaborar com a Fiocruz para viabilizar este curso, com foco em proporcionar melhores condições de saúde e bem estar para as mulheres dessas comunidades".
Tereza Nelma, procuradora da Mulher, destaca a importância da iniciativa para que as participantes do curso possam multiplicar as orientações para mulheres em suas regiões: "Sem esta formação, não seria possível garantir que as informações sobre melhores cuidados de saúde cheguem a mais e mais mulheres".
A aula inaugural será transmitida pelo canal Youtube da Fiocruz.
16/09/2021 - Ascom, Secretaria da Mulher