Fiocruz lança curso de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresenta nesta sexta-feira (17/6), às 17h30, a aula inaugural do “Curso Livre de Aperfeiçoamento em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho”. com ênfase na saúde integral das mulheres”, programa realizado a partir de parceria desenvolvida com a Secretaria da Mulher e via emendas orçamentárias aprovadas na Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. O curso tem por objetivo capacitar mulheres que atuam e vivem em comunidades ribeirinhas, quilombolas, regiões de pesca, marisqueiras e trabalhadoras rurais, entre outras áreas de maior vulnerabilidade sociai.
16/09/2021 18h55

Divulgação

Fiocruz lança curso de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade

Aula inaugural de curso da Fiocruz

Os detalhes da programação do curso foram formalizados no último mês de junho, durante reunião com a presença de Virgínia Corrêa, André Fenner e Gislei Knierim, representantes da Fiocruz, e com a presença das deputadas Tereza Nelma (PSDB-AL), Procuradora da Mulher; Professora Dorinha Seabra Resende (DEM-TO), Marília Arraes (PT-PE) e assessorias das deputadas Luizianne Lins (PT-CE), Érika Kokay (PT-DF) e Soraya Santos (PL-RJ).

O programa irá formar multiplicadoras nos territórios pactuados, que possam desenvolver ações para a redução das desigualdades e o fortalecimento de processos democráticos. Prefeituras, Universidades e outras instituições parceiras serão mobilizadas para atuar conjuntamente com a iniciativa e apoiar essas mulheres atendidas.

A presidente da CMulher, deputada Elcione Barbalho (MDB-PA), explica que foi possível desenvolver o programa por meio de emenda orçamentária, aprovada na Comissão dos Direitos da Mulher. Já a coordenadora da bancada feminina, deputada Celina Leão (PP-DF), lembrou que "a articulação da bancada feminina se deu no sentido de colaborar com a Fiocruz para viabilizar este curso, com foco em proporcionar melhores condições de saúde e bem estar para as mulheres dessas comunidades".

Tereza Nelma, procuradora da Mulher, destaca a importância da iniciativa para que as participantes do curso possam multiplicar as orientações para mulheres em suas regiões: "Sem esta formação, não seria possível garantir que as informações sobre melhores cuidados de saúde cheguem a mais e mais mulheres".

A aula inaugural será transmitida pelo canal Youtube da Fiocruz.

 

 

16/09/2021 - Ascom, Secretaria da Mulher