Câmara entrega Prêmio Mulheres na Ciência
A Câmara dos Deputados, por meio da Segunda-Secretaria, realiza nesta quarta-feira (05/07) a solenidade de entrega do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger 2023. O evento está marcado para às 15h30, no Salão Nobre. A premiação, criada em 2021, é concedida anualmente a três cientistas que se destacam por suas contribuições para a pesquisa nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Naturais e Ciências Humanas. As vencedoras foram escolhidas em votação direta e secreta por um conselho deliberativo. As escolhidas deste ano são:
Deborah Carvalho Malta - formada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa - Instituto de Higiene e Medicina Tropical em avaliação em saúde. É professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG. Deborah foi indicada pela deputada Ana Pimentel (PT-MG).
Eliete Bouskela - graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem mestrado em Biofísica e doutorado em Fisiologia pela mesma instituição. É professora titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Eliete recebeu a indicação ao prêmio da deputada Soraya Santos (PL-RJ).
Luciane Bisognin Ceretta - formada em Enfermagem e Administração de Empresas, a pesquisadora é mestre em Saúde Pública e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), de onde é reitora atualmente. Luciane foi indicada pela deputada Geovania de Sá (PSDB-SC).
Prêmio - Em segunda edição, o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger é conferido pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e consiste na concessão de diploma de menção honrosa às agraciadas. Foi criado com a Resolução 24/2021, que teve o origem no Projeto de Resolução - PRC 9/2021, de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), com substitutivo da relatora deputada Marília Arraes (PT-PE). O nome dado ao prêmio é uma homenagem a Amélia Império Hamburger (1932-2011), física, professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira.
Graduada pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), Amélia concluiu em 1960 o mestrado na Universidade de Pittsburgh (EUA) e foi coautora de artigo científico publicado no primeiro número da revista Physical Review Letters, de 1958. Além de outras conquistas, Amélia participou da criação da Sociedade Brasileira de Física.
Leia também: Câmara divulga lista de agraciadas com o prêmio Mulheres na Ciência 2023
Aprovada criação do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger
Fonte: Agência Câmara de Notícias