Câmara divulga lista de agraciadas com o prêmio Mulheres na Ciência 2023

Premiação da 2ª Secretaria reconhece cientistas que se destacam nas áreas de Ciências Exatas, Naturais e Humanas e teve origem em proposição apresentada pela deputada Alice Portugal.
10/04/2023 14h20

Deputadas com a pesquisadora Jaqueline Goes, uma das agraciadas da primeira edição do Prêmio

Câmara divulga lista de agraciadas com o prêmio Mulheres na Ciência 2023

Foto: Billy Boss - Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados escolheu as três cientistas que serão agraciadas na edição 2023 do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger. A premiação é concedida anualmente a três cientistas que se destacam por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Naturais e Ciências Humanas. As escolhidas deste ano são:

Deborah Carvalho Malta - Formada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa - Instituto de Higiene e Medicina Tropical em avaliação em saúde. É professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Deborah foi indicada pela deputada Ana Pimentel (PT-MG).

Eliete Bouskela- Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem mestrado em Biofísica e doutorado em Fisiologia pela mesma instituição. É professora titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.  Eliete recebeu a indicação ao prêmio da deputada Soraya Santos (PL-RJ).

Luciane Bisognin Ceretta - Formada em Enfermagem e Administração de Empresas, a pesquisadora é mestre em Saúde Pública e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, de onde é reitora atualmente. Luciane foi indicada pela deputada Geovania de Sá (PSDB-SC).

As agraciadas foram escolhidas pelo Conselho Deliberativo formado pela segunda-secretária, deputada Maria do Rosário (PT-RS); pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Leda Borges (PSDB-GO); pela presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputada Luisa Canziani (PSD-PR); e por um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados, indicado pelo respectivo líder. Elas receberão o prêmio em uma cerimônia no dia 5 de julho, às 16 horas, no Salão Nobre da Câmara. 

O prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger é um reconhecimento da Casa à excelência da participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade e um estímulo à capacitação de mais mulheres cientistas. Teve origem em projeto de lei apresentado pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). O nome dado ao prêmio é uma homenagem a Amélia Império Hamburger, cientista brasileira que se destacou por suas importantes contribuições para a ciência no Brasil.

 

 

Leia também:  Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger tem inscrições abertas até 17 de março

 

Com informações da Agência Câmara Notícias