Câmara divulga lista das instituições agraciadas com o Prêmio Dr. Pinotti 2023

Premiação reconhece entidades que se destacam em ações voltadas à saúde da mulher e será realizada no dia 31 de maio.
03/05/2023 12h10

Foto: Edson Lopes Jr. - Governo de São Paulo, via Agência Câmara de Notícias

Câmara divulga lista das instituições agraciadas com o Prêmio Dr. Pinotti 2023

A Câmara dos Deputados divulgou a lista das instituições escolhidas para serem agraciadas com o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher 2023. São elas: Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Recife-PE), que teve indicação da deputada Iza Arruda (MDB-PE)Hospital do Câncer Rio Verde (Rio Verde-GO), indicado pela deputada Marussa Boldrin (MDB-GO)Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (Goiânia-GO), indicado pela deputada Flavia Morais (PDT-GO); Associação Feminina de Marília Maternidade Gota de Leite (Marília-SP), indicada pelo deputado Marangoni (União-SP); e Hospital Geral de Palmas Dr. Francisco Ayres (Palmas-TO), com indicação do deputado Alexandre Guimarães (Republicanos-TO).

O prêmio é concedido anualmente pela Casa a entidades governamentais e não governamentais cujos trabalhos ou ações tenham se destacado pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.

Os agraciados foram escolhidos por um conselho deliberativo formado por um representante de cada partido, indicado por seu respectivo líder.

A entrega do prêmio, que consiste em cinco diplomas de menção honrosa, está marcada para o dia 31 de maio, às 16 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Dr. Pinotti - Concedido desde 2010, o prêmio leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira, Dr. Pinotti foi autor de mais de 1.300 publicações, entre elas 37 livros científicos e cerca de 450 artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros.

Na política, foi deputado federal por três mandatos e dedicou esforços a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população, em especial a feminina. Morreu em julho de 2009, aos 74 anos.

 

Com informações da Agência Câmara de Notícias