Leda Sadala

22/08/2022 15h00
Parlamentar esteve em primeiro mandato como Deputada Federal na 56ª Legislatura da Câmara.

Leda Maria Sadala Brito, 56 anos, mãe e avó. Natural de Almeirim (PA), cresceu na região do Vale do Jari. É contadora e especialista em Contabilidade Pública e hoje filiada ao Partido Progressitas (PP/AP). Iniciou sua trajetória política no Partido Avante. 

Tem trajetória profissional de mais de 25 anos, militando como prestadora de contas nas prefeituras do Pará e Amapá. Entende que a prestação de contas é uma obrigação do gestor público aos recursos confiados à sua responsabilidade em face dos objetivos de interesse da população. Defende a transparência, honestidade e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos.

Ao longo do seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, participou como membro de importantes comissões, como a Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Foi integrante da Comissão de Educação (CE), Comissão de Viação e Transportes (CVT) e Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), entre outras.

Também atuou em diversas Comissões Especiais, como a Comissão que trata da PEC da prisão em 2ª instância, da PEC 015/2015 – que aprovou o novo Fundeb e também da PEC 011/2022, que trata do Piso Salarial Nacional da Enfermagem, bem como do grupo de trabalho que tratou do Estudo sobre o Impacto Financeiro dos Pisos Salariais Fixados pelo PL 2564/2020.

Participou de mais de 50 Frentes Parlamentares, em defesa da Enfermagem, das Pessoas com Deficiência e da Educação, entre outras, e foi presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Portos do Norte do Brasil colocando o Estado do Amapá e mais especificamente o Porto de Santana (AP) na agenda de investimentos para os portos da região do Arco Norte.

Foi autora e coautora de mais de 260 proposições no Congresso Nacional. Destinou, ao longo desses quatro anos, mais de R$ 60 milhões em recursos para todo o Estado do Amapá nas mais diversas áreas, como saúde, educação, segurança, assistência social, segurança, infra estrutura e agricultura.

Tem uma pauta municipalista como prioridade, acredita na descentralização administrativa na maior destinação de recursos e definindo prioridades para cada município de forma individualizada, observando de perto a real necessidade da população.

Por fim, as bandeiras que defende são: a defesa dos direitos das mulheres, das pessoas com deficiência e doenças raras, a defesa da saúde, do trabalho e da educação. Acredita que somente através da educação é que teremos maiores oportunidades de emprego e melhoria na qualidade de vida das pessoas contribuindo dessa forma na redução das desigualdades sociais.

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Leda Sadala (Julho/2022).

 

Acesse o perfil oficial da deputada Leda Sadala no Portal da Câmara dos Deputados