Bia Kicis

Na 56ª Legislatura, exerceu seu primeiro mandato na Câmara Federal. Foi Procuradora do Distrito Federal. Reeleita para a 57ª Legislatura (2023-2027).
22/08/2022 21h00

A deputada Bia Kicis nasceu em 19 de setembro de 1961, em Resende, Rio de Janeiro. Tem formação em Direito, pela Universidade de Brasília (UnB). Foi procuradora do Distrito Federal, ativista e youtuber. Atualmente é filiada ao PL. Filha de Rubeni Torrents Pereira, engenheiro militar reformado, e de Leda Pfeil Kicis Torrents Pereira, formada em Psicologia. É mãe de Samuel, engenheiro, e de Guilherme, empresário. Aos 23 anos, teve seu primeiro trabalho, como advogada, no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Em 1992, foi aprovada em concurso público para o cargo de Procuradora do Distrito Federal, sendo empossada em 13 de maio daquele ano. 

Na Procuradoria-Geral do DF,  foi chefe de gabinete em dois mandatos diferentes; procuradora Geral Adjunta e corregedora Geral da Procuradoria. Aposentou-se no cargo de subprocuradora Geral do Distrito Federal em janeiro de 2016.

A partir de 1998, fundou e dirigiu a Escola Brasileira de Reiki (Ebreiki). Em 2015, fundou o Instituto Resgata Brasil, que tem por finalidade resgatar as instituições republicanas, bem como valores culturais e familiares da sociedade brasileira. Desligou-se dessas duas instituições devido à incompatibilidade com a atividade parlamentar, que passou a exercer a partir de 2018.

Em 2015, foi convidada para ser uma das representantes, em Brasília, do Movimento Revoltados Online, entidade cuja página da internet contava com quase 2 milhões de seguidores. A partir de então, enveredou pelo ativismo político apartidário, na defesa das causas democráticas e pelo combate à corrupção. Cerca de dois anos depois a página Revoltados Online foi derrubada pelo Facebook.

Em 2017, foi agraciada em Israel com a Comenda de Embaixadora Extraordinária da Paz na Terra Santa. Em 2018, Bia Kicis foi eleita deputada federal pelo Distrito Federal para a 56ª legislatura (2019/2023).

Em 2019, foi condecorada com a Ordem do Mérito da Defesa e, também, com a Medalha de Honra ao Mérito da Procuradoria Geral do Distrito Federal; Medalha Mérito do Buriti – Governo do Distrito Federal; e Medalha Mérito Tamandaré – Marinha do Brasil. No mesmo ano, foi homenageada com o Diploma de Submarinista Honorário da Marinha do Brasil e com a Ordem de Rio Branco, no grau de Grande Oficial. Ainda em 2019 se destacou na votação popular da categoria especial de “Apoio ao Empreendedorismo” do Prêmio Congresso em Foco.

Segundo o Instituto de Pesquisa FSB, a deputada Bia Kicis integra, hoje, o grupo dos três parlamentares mais influentes nas redes sociais, sendo, no Distrito Federal, a número “Um”! Em 2020, recebeu a Medalha JK, e, no ano seguinte, a Medalha do Mérito Naval, a Medalha Santos Dumond, a Ordem do Mérito MPM e a Ordem do Mérito da AGU.

Na Câmara dos Deputados foi vice-líder do governo no Congresso Nacional, entre março de 2019 a março de 2020. Foi presidente da Frente Parlamentar Mista do Agronegócio e da Agricultura Familiar e vice-líder do PL, a partir de abril de 2022. Integrou a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, sendo a 1º vice-presidente, em 2019, e presidente do Colegiado em 2021.

Em 2019, participou como titular das comissões especiais que debateram a PEC 45/2019, da reforma tributária; o PL 3515/2015, do superendividamento do consumidor; a PEC 397/2017, de convalidação de atos administrativos do Tocantins; a PEC 199/2019, da prisão em segunda instância; e, em 2021, da PEC 005/2021, que trata da composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), como suplente; além da PEC 125/2011, da reforma eleitoral, como titular; e a PEC 135/2019, do voto impresso e auditável, também como titular.

Participou de palestras e debates sobre temas como combate à corrupção e à impunidade; luta pelas liberdades individuais; combate ao Estado Totalitário; voto impresso; escola sem partido e também, de audiências públicas no Congresso Nacional e órgãos públicos e privados, e na Sinagoga de São Paulo, tendo feito ainda, sustentação oral em defesa do Voto Impresso, no Supremo Tribunal Federal (STF), na Ação Direta de Inconstitucionalidade, proposta pela Procuradoria Geral da República (PGR) contra o voto impresso.

 

Perfil atualizado pela Assessoria de Comunicação do mandato da deputada Bia Kicis (Julho/2022). 

 

Acesse o perfil oficial completo da deputada Bia Kicis no Portal da Câmara dos Deputados.