Materiais informativos

Aqui você encontrará arquivos textuais e em vídeo publicados em veículos internos ou externos pertinentes ao tema.
  • Práticas de Igualdade - Ações de destaque na 4ª Edição
    O lançamento do livro Práticas de Igualdade da 4ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça responde à uma necessidade de divulgar os resultados alcançados pelas empresas participantes do Programa da Secretária de Políticas para Mulheres do Governo Federal.
  • Dicas para Gestão de Pessoas
    Material informativo para gestores com dicas acerca de como criar um ambiente de trabalho plural, justo, equânime e saudável.
  • Documentário Minorias
    O documentário aborda questões relacionadas aos direitos de minorias, por meio das histórias de um indígena, um vegano e uma travesti. É discutida a questão da diversidade humana e da importância do respeito, da tolerância, da divisão menos desigual de recursos e poder.
     
  • Relatório da pesquisa sobre igualdade de oportunidades entre mulheres e homens na Câmara dos Deputados
    O estudo visou avaliar a percepção de servidoras e servidores da Câmara dos Deputados quanto às oportunidades que a mulher tem de ascensão na carreira, em termos de igualdade na ocupação de cargos de alta chefia na Câmara dos Deputados.
  • Manual de Práticas da 4ª edição do Programa Pró-Equidade
    Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM lancou em 18 de fevereiro publicação contendo seleção de boas práticas em prol da equidade de gênero e raça de cada uma das organizações participantes do Programa federal.
  • Retratos das Desigualdades de Gênero e Raça - 2011
    Produzido pelo IPEA, ONU-Mulheres, SPM e SEPPIR, O Retrato das Desigualdades consolidou-se como instrumento de referência para a compreensão das desigualdades de gênero e raça no Brasil. Em sua quarta edição, a publicação fornece ao público dados estatísticos que podem subsidiar análises e a formulação de políticas públicas mais equitativas e focalizadas.
  • Câmara lança vídeo Institucional do Pró-Equidade
    Produzido pela Secretaria de Comunicação Social, o vídeo apresenta brevemente os objetivos e ações do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e, de maneira lúdica e leve, nos faz refletir sobre a igualdade e o preconceito em nossa sociedade e convida servidoras e servidores a participarem da promoção de um ambiente de trabalho justo e igualitário, livre de preconceitos e discriminações. Assista o vídeo.
     
  • VÍDEO - 1º Evento do Ciclo de Palestras Pró-Equidade
    Realizado em 4 de junho, no Plenário I da Câmara dos Deputados, o evento teve por objetivo disseminar conceitos e práticas voltados para a diversidade no serviço público, especialmente no que se refere a gênero e raça.
  • Curso de gênero e atuação legislativa
    No curso, além de ser trabalhado o conceito de gênero, é abordada a questão da atuação legislativa, possibilitando uma reflexão sobre como as diferenças acontecem e a percepção do nosso papel como agentes construtores da mudança para uma sociedade mais justa e igualitária.
  • Reportagem: Câmara recebe selo de reconhecimento por ações de igualdade
    A Câmara recebeu este ano o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça em reconhecimento às ações que tem desenvolvido na promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e entre pessoas de diferentes raças e etnias. Um debate sobre racismo institucional e o lançamento do livro sobre 'Direitos Humanos e as Práticas de Racismo' são parte do conjunto de ações que a Casa está realizando.
  • Documentário Raça Humana
    "Raça Humana" foi vencedor da categoria Documentário, na 32ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anisitia e Direitos Humanos, em 2010. No documentário, questões seculares e mal-resolvidas da história do Brasil vão ressurgindo, tendo como pano de fundo a discussão das cotas raciais. Ao refletir sobre a reserva de vagas para negros no ensino superior, os entrevistados revelam que a discussão vai muito além: envolve o papel das universidades brasileiras; as falhas do sistema educacional; a questão da meritocracia nos vestibulares; o racismo e, principalmente, o papel do negro na estrutura sócio-educativa do país.

Ações do documento