Sistema facilita acompanhamento de proposições sobre questões de gênero
Pessoas interessadas em questões de gênero e direitos da mulher têm mais uma ferramenta para encontrar informações sobre esses assuntos no portal da Câmara: o sistema de busca desenvolvido pelo Centro de Informática (Cenin) para a página da Procuradoria Especial da Mulher na internet. A novidade permite visualizar todas as proposições sobre a mulher em discussão na Casa.
Com o objetivo de facilitar a busca, é possível utilizar filtros para selecionar diferentes proposições (projeto de lei, projeto de lei complementar, medida provisória, projeto de emenda à Constituição, projeto de decreto legislativo ou projeto de resolução). Também podem ser acessadas as propostas sobre gênero prontas para a pauta.
A busca pode ser feita, ainda, por comissões permanentes. Dessa forma, é possível saber qual delas tem discutido o tema com mais frequência. Outra possibilidade é pesquisar a proporção das proposições sobre a mulher por situação no processo legislativo. Nesse campo, o internauta tem acesso ao número geral de propostas na Casa e quantas são voltadas para gênero.
Benefícios
Para a gerente do projeto no Cenin, Roseline Coelho, o sistema deixa a busca fácil e organizada. "Agora, podem ser feitas pesquisas simples ou detalhadas. Antes, havia as informações, mas não eram reunidas dessa forma", explicou Roseline. "Ele facilita o acompanhamento das proposições de gênero e aumenta a transparência, a confiabilidade e a eficiência dos dados", apontou Carlos Jaques, também do Cenin.