10 Dicas para ser sustentável na CD - Boas Práticas
É tarefa de todos contribuir para uma gestão pública sustentável.
O EcoCâmara oferece a seguir algumas orientações, que devem ser adotadas pelos Gabinetes e por todos os servidores e colaboradores da Câmara:
1) Participe da Coleta Seletiva. Separe e encaminhe adequadamente os resíduos recicláveis (orgânico, papel, plástico/metal) para cada conjunto de coletores disponibilizado por ambiente. Os coletores individuais foram retirados. Evite misturar resíduos orgânicos com papel pois este perde valor para os catadores da Cooperativa. A renda dos catadores dobra graças aos nossos esforços.
2) Utilize canecos, squeezes, copos de vidro ou xícaras de louça caso trabalhe na Câmara dos Deputados. Os copos descartáveis são destinados apenas aos visitantes. Os descartáveis devem ser jogados nos coletores adequados, destinados aos plásticos, para serem reciclados.
3) Beba água dos filtros industriais disponibilizados nos anexos. A manutenção dos filtros é sistemática e, segundo um estudo técnico do Departamento Técnico/Detec, o custo da água mineral é de R$ 1000/m3 enquanto a água purificada custa apenas R$40,00/m3, ou seja, beber água mineral de garrafa custa à Câmara dos Deputados 25 vezes mais do que beber a água dos filtros.
4) Imprima somente o necessário, em frente e verso ou em formato livreto (4 páginas por folha). Caso necessário, peça orientação à Diretoria de Inovação e Informação (Ditec) sobre como configurar a impressora para essa funcionalidade.
5) Desligue os equipamentos eletrônicos ao final do expediente. Se não for utilizar o computador por longo período, coloque-o no modo “em espera” e desligue o monitor.
6) Desligue as luzes quando o ambiente estiver vazio e, quando possível, dê preferência para o uso da luz natural.
7) Encaminhe ao Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa) as sobras de papel em formato A4 com o verso em branco. Esse material será reaproveitado para a confecção de blocos de rascunho. Informe-se nos ramais 6-2715 e 6-2740.
8) Antes de pedir materiais de expediente, ligue para o Almoxarifado Sustentável (Ramal: 64875) e solicite apenas o recurso necessário para ser utilizado num curto prazo de tempo.
9) Caso perceba a existência de publicações, materiais gráficos e de expediente que possam ser reutilizados em vez de descartados, ligue para o Almoxarifado Sustentável (Ramal: 64875) ou para o EcoCâmara, ramais 6-2171, 6-2169 ou 6-2172.
10) Doe livros para a campanha Pegue seu Livro, gerenciada pelo EcoCâmara.
O planeta e o cidadão brasileiro agradecem!