Câmara recebe 9ª Plenária do Fórum Governamental de Responsabilidade Social
A palestra de abertura foi proferida pelo deputado Joaquim Beltrão (PMDB/ AL), relator do Projeto de Lei nº 7.404/10, de Maurício Rands, que propõe instituir a Semana Nacional de Responsabilidade Social, como forma de levar as instituições públicas e privadas a refletirem sobre o tema. O deputado defendeu a importância do projeto e pediu aos presentes que analisassem uma questão: “as empresas privadas estão se tornando mais atentas à responsabilidade social e à preservação do meio ambiente porque estão mais conscientes, ou por pressão dos consumidores?”.
Fábio Holanda, diretor-geral da Câmara em exercício, deu boas-vindas aos presentes em nome da Casa e ministrou palestra apresentando as atividades de responsabilidade social já adotadas pela área administrativa da Câmara, como os programas EcoCâmara, Plenarinho, Pró-adolescente, Estágio-Visita, Acessibilidade, Parlamento Jovem e Missão Pedagógica no Parlamento.
Em seguida, teve início um painel sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em 2012 - 20 anos após a Rio 92. Daniella Hiche, representante da Comunidade Bahá’i do Brasil, falou sobre o processo preparatório para o evento, os atores e as iniciativas nacionais e internacionais envolvidas.
Já Esther Bemerguy Albuquerque, secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, falou sobre o Acordo para o Desenvolvimento Sustentável - Rio + 20, discutido e encaminhado pelo conselho, em conjunto com 70 outras instituições, à Presidência da República, com sugestões para o governo brasileiro de posicionamento sobre os temas que serão debatidos na conferência. Após a palestra, o Fórum Governamental de Responsabilidade Social também se tornou signatário do documento.
Para encerrar a 9ª Plenária, a servidora Adriana Padula Januzzi apresentou o Programa de Acessibilidade da Câmara dos Deputados, do qual é coordenadora, mostrando como a Casa está se adaptando para melhor para cumprir a legislação em vigor e atender bem às pessoas portadoras de necessidades especiais.
Para Jacimara Machado, assessora técnica do Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) e representante do Poder Legislativo no Fórum, a Câmara vem cumprido seus compromissos quanto à responsabilidade social, por meio de programas como o EcoCâmara e muitos outros. Ela ressalta a importância do evento ter sido realizado na Casa: “é mais uma forma de darmos visibilidade aos programas sociais do legislativo, mostrarmos o que estamos realizando, que muitas vezes pode servir como exemplo de boa gestão socioambiental para outras instituições”.