Lixo e aquecimento global, qual a relação?

Durante as duas últimas semanas, a exposição “Nem Tudo é Lixo no Lixo” foi destaque na Câmara mostrando os benefícios sociais alcançados pela coleta seletiva, implantada nos últimos cinco anos. A exposição deu a chance de se conhecer a história de vida de 150 famílias que tiram seu sustento da atividade de seleção de materiais recicláveis.

Além de contribuir com a inclusão social, o tratamento adequado do lixo é capaz de prevenir que a vida no planeta seja extinta. Exagero? Veja por que não.

É público e notório que quando evitamos o desperdício de papel, água e energia estamos poupando os recursos disponíveis na natureza e preservando a vida das futuras gerações. Porém, o que talvez não seja tão explícito assim, é o fato de que o lixo tem relação direta com as mudanças climáticas, com as emissões de carbono e com o aquecimento do planeta, temas tão discutidos nos últimos tempos.

A correta reciclagem, por exemplo, contribui para evitar o aquecimento do planeta. É que a reciclagem evita a realização de uma parte significativa dos processos de produção. A maioria dos processos produtivos emite sempre, direta ou indiretamente, partículas de gás carbônico, que é o mais nocivo dos gases do efeito estufa (entre eles estão ainda o metano CH4 , o óxido nitroso e vapores de água). Assim, toda vez que se elimina uma parte dos processos produtivos, é feito um controle sob as formas responsáveis pelo aquecimento global.

Outra maneira de propagação de carbono, na forma de CO2, para a atmosfera são os processos biológicos – a respiração e a decomposição da matéria morta (lixo orgânico).

As excessivas queimadas e o contínuo desflorestamento contribuem também para o desequilíbrio do balanço entre a retirada de carbono da atmosfera (fotossíntese) e o seu retorno por outros processos (respiração, decomposição etc.) resultando no aumento da temperatura do planeta.

Percebemos com isso que em matéria de “meio ambiente” tudo está interligado.



Outras interferências sobre o aquecimento do planeta

Além do gás carbônico, outros gases também interferem no aquecimento do planeta. As emissões de metano, um gás formado por átomos de carbono e hidrogênio, decorre dos processos de decomposição de matérias orgânicas. O metano resulta do processo de fermentação da matéria orgânica armazenada sob a terra.

A emissão de metano por parte do lixo é, em geral, proporcional à população.

Nos lixões, nos aterros controlados ou sanitários, o gás metano liberado é queimado por medida de segurança, pois ele pode pegar fogo caso um raio ou um fósforo aceso venham a atingir essa matéria orgânica. Se isso ocorrer, há o risco de explodir. No entanto, quando o gás metano é queimado, forma-se o gás carbônico, que você pode agora perceber que ele contribui para o aumento do efeito estufa.

A estas alturas você deve estar se perguntando: E o kico ?

O que tem provocado o aumento excessivo de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera? Em grande parte são as atividades humanas, em busca do desenvolvimento econômico, do conforto e das comodidades da vida moderna. Assim, se quisermos evitar os efeitos negativos do aquecimento global na qualidade de vida dos seres humanos ainda por nascer, devemos fazê-lo já, pois ainda há tempo.

Existem, para cada ator social da nossa sociedade, ações pequenas e grandes, que são somente da responsabilidade de cada um. Como consumidor que todos somos devemos utilizar de forma eficiente todos os materiais que necessitamos durante o dia. Na hora de irmos às compras devemos saber o que estamos levando para casa. Conhecer melhor os processos produtivos e as alternativas menos agressivas ao meio ambiente que já estão disponíveis no mercado.

Como cidadãos, devemos praticar bem nossas escolhas políticas e principalmente cobrar de nossos representantes um programa que contemple a questão ambiental.

Como empresários, devemos buscar processos produtivos mais limpos, ou seja, que impactem negativamente menos o meio ambiente.

Como prestadores de serviços devemos buscar novas alternativas, tecnologias mais eficientes, serviços mais eficientes e com menor impacto negativo.

Repensar procedimentos burocráticos, que além de utilizar recursos naturais, dificultam a vidas dos usuários.

Procure manter-se informado sobre novos métodos de economia ambiental e compartilhe o conhecimento que você adquiriu com aqueles que não tenham fácil acesso a ele.




Conseqüências do aquecimento global

Com as altas temperaturas podem ocorrer fenômenos mais violentos ao redor do globo, como tempestades e furacões, com prejuízos para a agricultura e a distribuição de água para uma população da Terra em crescimento.

  • Quanto mais calor;
  • Maior derretimento das calotas polares;
  • Mais aumento do nível do mar;
  • Maiores as perturbações dos efeitos naturais: furacões, tempestades, tsunamis, ciclones tropicais são apenas alguns.
  • Mais contaminação dos reservatórios de água doce e lençóis freáticos por água salgada;
  • Comprometimento da irrigação da agricultura;
  • Mudança do regime de chuvas;
  • Aumento da produção de microorganismos e maior produção de CO2 e aí começa tudo outra vez.


Fonte: Compilação de dados em Gribbin (1978), McCarthy et al. (1986), em Kemp, D. Global Environmental Issues

Texto produzido pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados - dia 17/06/07