Jardineiro-chefe da Câmara dá exemplo de esforço e persistência

Márcio Gleico, jardineiro-chefe da Câmara dos Deputados, se formou técnico em paisagismo no dia 1º de dezembro de 2010, pela Escola de Paisagismo de Brasília, em um exemplo de esforço e dedicação. Após começar a trabalhar na Casa, Márcio concluiu o ensino fundamental e médio, além de diversos cursos ligados à área de paisagismo e jardinagem. Agora, como técnico, ele terá registro no Conselho Regional de Engenharia e arquitetura (Crea), o que permitirá que assine seus próprios projetos.
08/02/2011 17h10

Após dois anos cursando a Escola de Paisagismo, o resultado de seus esforços deixa Márcio otimista. Para ele, “uma coisa é trabalhar na área e não ter formação, outra é ser um profissional formado e com registro”. O jardineiro lembra com gratidão o incentivo de colegas e chefes, segundo ele fundamental para o seu sucesso. Ele também ressalta os benefícios que a Casa terá ao contar com um funcionário mais qualificado. “Agora me sinto preparado para entender melhor o que executo, assim como para elaborar os meus próprios projetos”, afirma.

A chefe da Seção de Manutenção de Jardins da Câmara, Rachel Osório, ressalta o quão importante para a Casa é ter um corpo de profissionais capazes de tratar de suas áreas verdes com competência, dedicação e consciência ambiental. Ela cita a história pessoal de Márcio como exemplo de esforço e dedicação. “Ele entrou aqui como plantador de grama. Em função do seu alto grau de interesse, sugeri que cursasse jardinagem por correspondência. Ele não só o fez, como concluiu os estudos de 1º e 2º graus, assim com diversos outros cursos, presenciais e à distância. Depois, ingressou na Escola de Paisagismo e, hoje, é um profissional capaz e habilitado. Isso o coloca em outro estágio, pessoal e profissionalmente”, destacou Rachel, que é também coordenadora da área temática “Áreas Verdes e Proteção à Fauna”, do Comitê de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara).

A Seção de Manutenção de Jardins da Câmara dos Deputados conta com 36 jardineiros, que cuidam de 210 mil m² de áreas verdes. Márcio Gleico integra essa equipe desde 1998.