Deputado Vavá Martins recebe certificado “Lixo Zero” e sugere medidas sustentáveis

20/08/2019 15h30

Laura Lowande

Deputado Vavá Martins recebe certificado “Lixo Zero” e sugere medidas sustentáveis

O deputado Vavá Martins (PRB-PA) recebeu o certificado “Lixo Zero” nesta quarta-feira (14), por ter enviado 94% dos resíduos gerados no seu gabinete para destinos corretos. Ele também propôs programas sustentáveis para a Câmara com o intuito de reduzir a produção de lixo.

“A gente passou por um longo período de quatro meses de adaptações para receber o certificado. Periodicamente, o pessoal do Instituto Lixo Zero fazia a averiguação e visita para checar se o procedimento estava sendo feito de acordo com as diretrizes deles”. - afirma o deputado.

Uma das medidas que ele sugere é a compostagem de resíduos utilizados “Tudo o que nós consumimos no gabinete vai para a composta. Por meio da compostagem é gerado um fertilizante sem agrotóxicos, que contribuí para o crescimento mais rápido das plantas”.

Outra medida adotada no gabinete do Deputado é a substituição de garrafas de plástico pelas de vidro para o consumo de água. Ele fala sobre isso “Nós utilizávamos 576 garrafas. Passamos a utilizar as de vidro para reduzir o lixo produzido”.

O deputado substituiu o uso de copos descartáveis por ecológicos ou canecas. “Eram gastos cerca de 3000 copos. Atualmente, utilizamos canecas ou copos ecológicos no gabinete. Onde eu vou carrego meu eco copo, produzindo menos lixo e sempre destinando os resíduos para o local certo”.

O uso do papel no gabinete também é sustentável. “O nosso papel aqui é reciclável, e assim nós economizamos no trabalho, poupando o meio ambiente. Para ser sustentável temos que obedecer a três critérios: social, econômico e ambiental”. 

Um dos programas propostos pelo deputado é o “Quem Ama, Cuida”, voltado para conscientizar a sociedade a se comprometer com o meio ambiente, animais e todos que necessitam de atenção especial através de ações inovadoras e sustentáveis. O projeto atua no estado do Pará e já foi adotado pela capital, Belém, além de outras cidades vizinhas.

Para saber mais sobre o projeto “Quem Ama Cuida”, visite o link.