Metas de sustentabilidade visam reduzir consumo de garrafas de água

O objetivo do projeto é o de eliminar o consumo de garrafas de plástico e substituir o seu uso por filtros de água
05/06/2019 15h20

Laura Lowande

Metas de sustentabilidade visam reduzir consumo de garrafas de água

Feira de Orgânicos da Câmara dos Deputados realizada no CEFOR

A Primeira Secretaria lançou no Dia Mundial do Meio Ambiente diversas metas de sustentabilidade, entre elas a que busca reduzir o consumo de garrafas plásticas de água mineral de 1,5l a fim de reduzir a geração de resíduos na Câmara dos Deputados e diminuir os gastos com um produto que custa pelo menos trinta vezes mais do que o mesmo volume de água filtrada da concessionária. Para o alcance dessas metas, será necessário continuar instalando filtros de água em diversas áreas da Câmara dos Deputados.

Para sensibilizar os servidores e visitantes da Câmara, a Equipe de Logística do Centro Cultural fez uma instalação chamada "O Filtro" a fim de conscientizar as pessoas a usarem os filtros de água, em detrimento às garrafas plásticas. A equipe conta com Edson Caetano, André Ventorim, Paulo Titula, Wendel Fontenele e Joana D'Arc (colaboradora e artesã da equipe de limpeza). 

O artista plástico, André Ventorim construiu a escultura, em parceria com a Equipe de Logística, utilizando uma grande quantidade de garrafas plásticas com o intuito de mostrar o consumo desses materiais em todos os setores da Câmara. A escultura retrata as mãos das pessoas feitas com garrafas plásticas, em que se direciona para um filtro que se encontra localizado em frente à escultura da mão. A interpretação diz respeito a troca das garrafas promovidas pelos próprios consumidores e a adesão do uso de filtros, de garrafas ou copos sustentáveis em detrimento aos de plástico. 

Com essa atitude, a Primeira-Secretaria e o Ecocâmara mostram a sua preocupação com o uso de materiais recicláveis, com o intuito de reduzir o consumo de resíduos que comprometem o meio ambiente. 

Veja como foi: https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/MEIO-AMBIENTE/577846-CAMARA-LANCA-PROGRAMA-DE-SUSTENTABILIDADE-COM-METAS-PARA-OS-PROXIMOS-DOIS-ANOS.html