Cigarra – A Câmara é o Bicho

A coluna “A Câmara é o Bicho” traz um animal que, nessa época do ano, faz-se notar pelo seu som estridente: a cigarra. Ao todo, existem em torno 1500 espécies de cigarras, vivendo nos trópicos ou na bacia do Mediterrâneo, alimentando-se de seiva de plantas. Sua vida média varia entre 4 e 17 anos, dependendo da espécie.
14/12/2010 15h30

Cigarra – A Câmara é o Bicho

Após a metamorfose, a cigarra abandona sua 'casca' intacta

Nas áreas sob responsabilidade da Câmara dos Deputados a cigarra pode ser encontrada no Parque Bosque dos Constituintes, na Torre de Transmissão de Tv do Colorado e nas quadras residenciais 202, 302,  311 e 111.

 

“Cantoria”

O canto da cigarra em alto volume é uma exclusividade dos machos. As fêmeas também produzem um som, mas bem mais baixo. A “cantoria” estridente em geral acontece ao Logo A Câmara é o Bichoanoitecer ou ao amanhecer  e é produzida por meio de dois conjuntos de placas vibráteis na parte anterior do abdome, com o objetivo de atrair as fêmeas e afastar predadores, que se assustam com tamanho barulho.

Algumas espécies chegam a produzir sons de 120 decibéis,  como as brasileiras Carenita faciculata e Cicada orni, enquanto outras menores realizam a proeza de alcançar uma sonoridade tão aguda que seu canto simplesmente não é percebido pelo ouvido humano, embora outros animais o ouçam - cachorros chegam a uivar de dor por causa dele.

Até mesmo as próprias cigarras se protegem do volume do som que produz: machos e fêmeas possuem um pequeno tendão, ligando seus órgãos auditivos aos tímpanos, que pode ser dobrado quando acontece o canto, impedindo danos.

Características
Cigarra 2
O termo cigarra é a designação comum aos insetos homópteros da família dos cicadídeos, que reúne os maiores representantes da ordem. As cigarras também são reconhecidas pela forma característica e pelo tamanho grande, que varia cerca de 15 milímetros até pouco mais de 65 milímetros de comprimento e atingindo até 10 cm de envergadura.

Possuem um "bico" comprido para se alimentar da seiva de árvores e plantas onde normalmente vivem, que sugam das raízes na fase de ninfa e dos caules e folhas quando adultas.

Logo após a postura dos ovos nos ramos e folhas das árvores, as cigarras morrem. Quando eclodem do ovos, as ninfas descem e se enterram no chão, onde permanecerão de Cigarra 34 a 17 anos, dependendo da espécie. No subsolo, elas sugam a seiva das raízes das plantas e cavam túneis. Findo esse prazo, elas finalmente emergem, fincam as unhas na casca da árvore de cuja seiva se alimentaram e saem da pele, que se fende nas costas e permanece intacta, representando perfeitamente o corpo do inseto.
Ao abandonar o solo, na primavera, entre setembro e novembro, ocorre a metamorfose (ecdise), tornando-se adultas prontas para o acasalamento.

Curiosidades

A população antiga acredita que o canto da cigarra, que em geral pode ser ouvido nos dias mais quentes,  é o sinal  de que choverá.
 
A crença de que as cigarras "explodem" quando cantam não é verdadeira. A "casca" da cigarra que Cigarra 4encontramos presa às árvores é o exoesqueleto do inseto que realizou a última muda ou ecdise, assumindo sua forma adulta.


Ficha do Bicho:

Reino: Animaliaa
Filo: Arthropoda
Sub-filo: Mandibulata
Classe: Insecta
Super-Classe: Hexopoda
Sub-classe: Pterygota
Super-ordem: Exopterygota
Ordem: Homiptera
Sub-ordem: Auchenorhyncha
Família: Cicadidae
Generos: Cicada e Carenita
Espécies: Orni e fasciculata
Nomes científicos: Cicada orni e Carenita fasciculata
Nome comum: Cigarra