Câmara dos Deputados lança programa com sete metas sustentáveis no Dia do Meio Ambiente

Câmara dos Deputados cria programa com sete metas sustentáveis que irão vigorar no biênio de 2019 e 2020
07/06/2019 15h40

Laura Lowande

Câmara dos Deputados lança programa com sete metas sustentáveis no Dia do Meio Ambiente

Primeira Secretária anuncia as sete ações no evento do Dia do Meio Ambiente

A Primeira Secretaria lançou no Dia do Meio Ambiente (05/06), o programa "Direcionando a Câmara para a próxima década: Metas de Sustentabilidade", em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

As metas citadas no evento e que constam no programa são: 

01) Implantar soluções sustentáveis para mobilidade - tem por objetivo incentivar o uso de bicicletas, disponibilizando vestiários reformados, atraentes ao usuário.

02) Aprimorar a gestão de resíduos sólidos - com foco no encaminhamento dos resíduos gerados pelos restaurantes da Casa para serem levados para a compostagem

03) Reduzir o consumo de plástico descartável - foi estabelecido um pacto pela redução do consumo de plástico, privilegiando os biodegradáveis e com a instalação de um número ainda maior de filtros nos ambientes com viabilidade arquitetônica para recebê-los.

04) Reconhecer iniciativas de sustentabilidade - premiar setores e gabinetes parlamentares que adotarem práticas de sustentabilidade, certificando-os por meio do Selo Sustentável. 

05) Implantar geração e abastecimento de energia e de água com base em fontes sustentáveis - implantar usinas fotovoltaicas, e proceder a perfuração de poços artesianos para o abastecimento dos espelhos d'água e dos ar condicionados. 

06) Aprimorar a sustentabilidade das soluções de tecnologia da informação (TI) - busca incrementar a economia de recursos por meio do monitoramento dos gastos através dos Painéis Digitais e da expansão de virtualização dos processos.

07) Fortalecer os processos de sustentabilidade - fortalecimento das ações propostas para o novo Plano de Logística Sustentável de 2020. 

Essas metas vigorarão no biênio 19/20 e representam o esforço do Legislativo para criar projetos e aprimorar processos objetivando o desenvolvimento da gestão pública sustentável.  

A Secretária Soraya Santos também lançou a coleção de livros Legislação sobre Meio Ambiente - 6ª edição e abriu a exposição da escultura "O Filtro" feita pelo artista plástico André Ventorim em parceria com a Equipe de Logística do Centro Cultural com o objetivo de reforçar a ideia da substituição das garrafas plásticas de água mineral pelos filtros de água. 

Outro momento marcante do evento foi a assinatura do Ato da Mesa, que insere o Serviço de Sustentabilidade - Ecocâmara na estrutura administrativa da Casa, vinculado diretamente à Diretoria Geral. 

A Secretária também apoiou a criação da Rede Nacional do Legislativo Sustentável, em parceria com o Senado Federal e o Tribunal de Contas da União. O objetivo dessa aliança é o de compartilhar experiências de sustentabilidade com Câmaras Municipais e Assembleias Estaduais e Tribunais de Conta Municipais e Estaduais.

Ações do documento

registrado em: