Câmara doa pássaros e transforma viveiro em jardim

Desde o último dia 12 de agosto a Câmara dos Deputados não tem mais pássaros engaiolados. As aves que eram mantidas no viveiro localizado no 10º andar do Anexo IV – quatro calopsitas, dois mandarins e uma rolinha - foram doadas para uma reserva ecológica particular, onde servirão a programas de educação ambiental. O espaço do viveiro está sendo transformado em um jardim interno.
24/08/2010 16h40

Fotos: Brizza Cavalcante

Câmara doa pássaros e transforma viveiro em jardim

Aves estão mais bem acomodadas agora

A proposta de doação, feita pela Seção de Manutenção de Jardins à Diretoria Geral da Câmara (DG), foi autorizada pelo Assessoria Técnica, via parecer. Segundo Rachel Osório,  chefe da Seção e coordenadora da área temática Áreas Verdes e Proteção à Fauna do EcoCâmara, “Nada justificava esses animais engaiolados, justo em uma Casa cuja fauna que vive livre no entorno é tão exuberante”. Além disso, ela ressalta que os animais estão mais bem acomodados agora, na Chapada Imperial, a maior área particular preservada dentro do Distrito Federal, dentro da APA de Cafuringa.

A Chapada Imperial é uma reserva ecológica particular que desenvolve projetos de educação ambiental, incluindo iniciativas de reintrodução de animais na natureza, emViveiro parceria com o Ibama. No entanto, os pássaros doados pela Câmara não poderão ser soltos, uma vez que são exemplares de espécies exóticas à fauna nacional e que estão há muito tempo em cativeiro, o que inviabilizaria a sua  readaptação à natureza. Assim, os pássaros integrarão projetos de educação ambiental relativos ao esclarecimento das diferenças entre espécies exóticas e nativas, suas necessidades e manejos Pássaro do viveiroespecíficos.

O espaço do viveiro está sendo reformado para abrigar um jardim, coberto com vidro e sem as laterais que limitavam vôo das aves.  As plantas que abrigará não serão sempre as mesmas – a Seção de Manutenção de Jardins está em contato com várias entidades,  como a Sociedade dos Orquidófilos de Brasília, o Jardim Botânico de Brasília e colecionadores diversos, para realização de exposições temáticas de cactos, bromélias, orquídeas e outros exemplos de vegetação interessante.