Bosque dos Constituintes ganha site exclusivo

A Câmara dos Deputados lançou no dia 13 de setembro o site do Bosque dos Constituintes no seu portal na internet. A nova área traz todas as informações sobre o bosque, plantado em 1988, pelos parlamentares constituintes, e adotado pela Câmara em 2008, ao ser transformado em parque. O lançamento foi uma homenagem da Câmara ao Dia do Cerrado, comemorado 11 de setembro. O Parque está inserido no coração do Plano Piloto de Brasília, numa área reservada pelo arquiteto Lúcio Costa para compor a escala bucólica da Nova Capital.  
13/09/2010 13h35

Bosque dos Constituintes ganha site exclusivo

Bosque dos Constituintes: gestão da Câmara desde 2008

 

 A nova página pode ser acessada pelo endereço eletrônico www.camara.gov.br/bosque ou pelo menu “Responsabilidade Social” na página principal do portal. Nela, o internauta poderá conhecer detalhes sobre as 600 árvores e as mais de 50 espécies de pássaros que habitam o bosque, localizado ao lado da Praça dos Três Poderes, que possui 71 mil m² de área. Ipês, aroeiras, baobá do cerrado, pau brasil, jacarandá-da-Bahia, cedro e sucupira são algumas das árvores que abrigam aves como bem-te-vi, urutau, sabiá-laranjeira, joão-de-barro, diversos tipos de pica-pau e outras espécies. Capitão 2

No site, há desde imagens e dados técnicos sobre a flora e fauna do local, até informações sobre a história de algumas das árvores. Entre as personalidades que plantaram as primeiras mudas está, por exemplo, Ulysses Guimarães. O então presidente da Assembléia Nacional Constituinte plantou um exemplar de pau-ferro na véspera da promulgação da nova Carta Magna. Hoje, essa árvore é uma das mais frondosas do parque.Jacarandá-mimoso 3

A história do Bosque também está presente na biografia dos que ajudaram a idealizar e a criar a área, como a atual vice-governadora do Distrito Federal, a arquiteta Ivelise Longhi; o ex-chefe do Departamento de Parques e Jardins da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Francisco Ozanan Coelho; o jornalista e professor de Comunicação, Aylê-Salassié Quintão; e o professor de Administração Florestal da Universidade de Brasília (UnB), Eliazar Volpato. Além da biografia, cada um deles deu seu depoimento sobre o Bosque e sua importância para Brasília, que pode ser lido nessa nova página na Internet.


A página disponibiliza ainda mapa, documentos históricos, notícias e vídeos sobre Bosque. O usuário também encontrará dicas de sustentabilidade, úteis para quem cultiva ou deseja cultivar um jardim de acordo com princípios ecológicos.


Gestão da Câmara

 

No site, o usuário também encontrará informações sobre o projeto de urbanização e paisagismo do Bosque, proposto pela Câmara ao assumir a gestão da área em 2008. Desde então, a Câmara vem revitalizando o local, com o apoio de diversos parceiros, como o Governo do Distrito Federal – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) – verão 04além da Rede de Sementes do Cerrado, da Escola de Paisagismo de Brasília, da Agência Reguladora de Águas, Esgoto e Saneamento Básico do DF (Adasa) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 As ações têm sido conduzidas com três focos: sustentabilidade, mobilidade e acessibilidade. Diversas melhorias estão previstas, como a instalação de jardins temáticos, centro de visitantes, ciclovia, parque de esculturas e calçada projetada por Athos Bulcão, além da reconstituição da vegetação original de cerrado no entorno do Bosque.


 A Câmara também pretende integrar a área aos pontos turísticos próximos, como o Panteão da Pátria, a Praça dos Três Poderes e o Congresso Nacional. A meta para 2013, quando a Constituição Cidadã completará 25 anos de existência, é alçar o Bosque à condição de Monumento Vivo e Histórico de Brasília.

Sucupira abraço 570