Árvore do Mês – Cambuí

A árvore do mês de junho é o cambuí, espécie da grande família das mirtáceas, cujos parentes mais conhecidos são a goiabeira, a jabuticabeira e a pitangueira. Sua madeira é tão dura que costuma ser utilizada em cabos de martelo, caibros de barracões e em muitos instrumentos agrícolas.
13/07/2011 15h30

O Cambuí (Peltophorum dubium) é uma árvore extremamente ornamental. Seu tronco decorativo presta-se bem para o paisagismo, especialmente na  arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas. Seus frutos são comestíveis e Cambuí 2procurados por várias espécies de aves.

No Brasil ocorre do Mato Grosso ao Rio Grande do Sul, em locais onde o solo seja úmido. Seu tronco possui textura especial e descasca constantemente provocando efeito "marmorizado". As folhas são pequenas, o que favorece o cultivo como bonsai, as flores brancas florescem em meados da primavera e os frutos têm cerca de 0,7 cm de diâmetro, com coloração de vermelha a roxa, em alguns casos amarelas. Normalmente os frutos ficam na árvore de janeiro a março.


Logo Árvore do MêsNa Câmara

A Câmara dos Deputados conta com quatro exemplares adultos da espécie, todos localizados no estacionamento do Anexo IV, em sua porção sudoeste. As árvores são remanescentes da época anterior à construção do estacionamento, cujo desenho original foi modificado para que elas pudessem ser preservadas.



Ficha da árvore:


Família: Fabaceae.


Cambuí folhaNome científico: Peltophorum dubium (Spreng.) Taub.

Sinonímia: Peltophorum vogelianum Walp.

Nomes Comuns: cambuí, cambuim, camboí, cambuí-preto, cambuizinho etc.

Utilização: os frutos são consumidos in-natura e na forma de sucos. Sua madeira é muito resistente e dura, quase sempre retorcida, o que dificulta o seu aproveitamento industrial, mas permite seu uso na confecção de bons cabos de ferramentas.

Etimologia: Cambuí vem do tupi-guarani e significa “Árvore de Cambuí 3ramos ou galhos finos”.

Hábito: Semidecídua, esciófila e higrófila.

Ocorrência: ocorre de MG ao RS, na floresta semidecídua de altitude e mata dos pinhais.
Prefere margens de rios e terrenos de várzeas úmidas.

Na Câmara: quatro exemplares adultos, no estacionamento do Anexo IV.