A Câmara é o Bicho - Gambá

A partir deste mês o Boletim do EcoCâmara terá uma nova coluna, intitulada "A Câmara é o Bicho". A seção vai apresentar a rica fauna que habita os arredores da Casa e que vem se mostrando cada dia mais presente – um sinal que os animais vem reagindo bem as cuidados ambientais da administração com suas áreas verdes. O escolhido para a primeira coluna é o gambá, mamífero que habita várias áreas da Câmara e que ajuda a dispersar sementes.
24/08/2010 19h30

A Câmara é o Bicho - Gambá

Gambá é o tema da primeira edição da nova coluna

 O gambá (Didelphis marsupialis) é um marsupial, ou seja pertence à mesma infraclasse dos cangurus, a marsupialia – animais que abrigam eA Câmara é o Bicho - Selo nutrem suas crias em "bolsas", após seu nascimento em forma de embrião, que pesa em média apenas duas gramas. Seu nome vem daí: gaambá, em tupi-guarani significa "seio oco" – uma referência ao marsúpio, nome técnico para a bolsa. No Brasil também é conhecido como mucura, suruê, sariguê, micurê e timbuo. Habita preferencialmente as florestas e matas, mas se adapta bem à presença humana.

Na Câmara dos Deputados, costuma ser visto no Complexo Avançado, nos estacionamentos dos Anexos, no Setor de Gambá próximo à Residência OficialObras, no Bosque dos Constituintes, na torre de TV do Colorado, nas quadras residenciais SQN 302 e SQN 2O2, na Residência Oficial da Presidência e no depósito do SIA. Seus hábitos são noturnos, mas, às vezes, podemos vê-lo durante o dia em pequenos deslocamentos.

Alimenta-se de frutos, insetos, vermes, filhotes de pássaros, ovos e pássaros adultos de pequeno porte. Pesa entre 3 e 5 quilos. Vive entre 4 e 5 anos e tem até 3 gestações por ano. Constrói ninhos em ocos de troncos, com folhas e galhos.

Como defesa utiliza as glândulas que possui na região das axilas, liberando um forte odor que serve para afugentar predadores. Na época de reprodução, a fêmea libera o mesmo odor para atrair o macho.

O gambá vive em quase todos os países das Américas. Seu nome às vezes faz com que seja confundido como o cangambá (Mephitis mephitis) – mamífero carnívoro preto, com uma faixa branca sobre o dorso, que também usa o odor com defesa, tendo a capacidade de esguichar um líquido fétido de glândulas localizadas na base de sua cauda quando ameaçado. O cangambá não existe no Brasil, mas pode ser encontrada uma espécie semellhante, a jaratataca (Conepatus semistriatus).

Espécie: Didelphis marsupialis

Nomes populares: gambá, mucura, suruê, sariguê, micurê e timbuoGambá no Complexo Avançado da Câmara

Reino: Animalia

 Filo: Chordata

Classe: Mamalia

Infraclasse: Marsupialia

Ordem: Didelphimorphia

Família: Didephinidae

Subfamília: Didelphinae

Gênero: Didelphis