Saiba mais sobre o Escritório Verde


O Escritório Verde é um espaço concebido para ser um local de exposição permanente de produtos ecoeficientes. Localiza-se no térreo do Anexo IV da Câmara dos Deputados, ocupando uma área de 24 m².


Produtos ecológicos ou ecoeficientes são todos os bens de consumo fabricados sem provocar agressão aos seres vivos ou ao meio ambiente, privilegiando a inclusão social, utilizando matérias primas naturais renováveis, reaproveitadas ou recicladas, com reduzido consumo de água ou energia e baixa toxicidade, gerando poucos resíduos não reaproveitáveis ou recicláveis.


Com este espaço, a Câmara dos Deputados deseja contribuir para que sejam cumpridos os compromissos assumidos pelo Brasil durante a Segunda Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, a Rio-92, promovendo mudanças nos padrões de consumo e produção da sociedade brasileira e nos critérios de escolha de produtos e bens adquiridos por órgãos governamentais.

Este compromisso está consubstanciado no Capítulo 4 da Agenda 21 Brasileira, constituindo uma das suas mais importantes ações. Já conta com apoio e prática de grande parte dos chamados "consumidores responsáveis", conscientes de que a sociedade é a principal beneficiada com esta atitude, e que o consumo destes bens contribuem com toda a cadeia produtiva: produtores, comerciantes, consumidores, quem sobrevive da reciclagem e outros. O maior acesso a informação propicia a constituição de um novo paradigma, baseado nos princípios do desenvolvimento sustentável.

No Escritório Verde da Câmara dos Deputados encontram-se expostos produtos escolhidos por seus atributos ambientais, referentes a uma gama variada de pré-requisitos, considerados importantes numa avaliação do ciclo produtivo. A seguir, exemplificamos alguns destes pré-requisitos:

  • ausência de substâncias tóxicas;
  • substituição de substâncias tóxicas por outras de menor toxicidade;
  • baixo consumo de energia no seu funcionamento;
  • baixo consumo de água no seu funcionamento;
  • feito com material reciclado;
  • feito com material pós-consumo;
  • baixo nível de ruído no seu funcionamento;
  • baixo nível de emissão de poluentes no seu funcionamento;
  • feito a partir de matérias primas naturais renováveis, extraídas de modo sustentável;
  • não conter substâncias que destroem a camada de ozônio;
  • gerar menos resíduos, por dispensar embalagem;
  • baixo consumo de derivados de petróleo;
  • existência de tecnologia e de procedimentos para o recolhimento e a descontaminação após seu uso;
  • possuir algum tipo de certificação ambiental;


O fato de um produto estar exposto no Escritório Verde não significa que este foi testado ou aprovado por órgãos ou instituições competentes.

Não existe no Brasil um sistema de certificação institucional, ou seja, ligado ao governo ou por ele chancelado, como, por exemplo, o do selo PROCEL, de eficiência energética, ou o selo SILÊNCIO, de baixo ruído. Ainda há uma grande carência em termos de certificação de qualidade ambiental. No entanto, entidades independentes já começam a conceder "selos" e rotular produtos para chamar atenção dos consumidores mais conscientes, como os chamados "produtos orgânicos" e os de madeira certificada.

O consumidor deve ficar atento, pois muitos produtos utilizam o prefixo "eco" ou textos ambientais para aumentar as vendas, sem adotar, de fato, medidas de proteção ao meio ambiente. Recomenda-se, portanto que o cidadão procure se informar se o bem ou serviço a ser adquirido é realmente ecológico, conferido variáveis como  qualidade, resistência, durabilidade etc., pedindo informações ou exigindo laudos técnicos expedidos por entidades confiáveis.

As condições de fabricação do produto também devem ser verificadas pelo consumidor consciente. Deve-se conhecer o fabricante e assegurar-se que ele atende à legislação ambiental e a relativa à saúde e à segurança do trabalhador. Sua relação com a comunidade e responsabilidade social também são aspectos que merecem ser checados. Assim, o consumo deve ser feito de forma adequada, buscando informações e comparando, além do preço, todos os aspectos acima mencionados.

EcoCâmaraEscritório Verde

Câmara dos Deputados - Anexo IV -  Térreo - Sala 87