Workshop de Contratação Sustentável conclui o primeiro módulo

12/11/2015 11h20

Carmen Mesquita

Workshop de Contratação Sustentável conclui o primeiro módulo

Ketlin Feitosa, STJ

Nesta quarta-feira (11) o Workshop de Contratação Sustentável concluiu sua primeira parte, o módulo de Planejamento da Contratação. A palestrante Ketlin Feitosa, chefe da Assessoria de Gestão Socioambiental do Superior Tribunal de Justiça, afirmou que um bom planejamento é essencial para iniciar o processo de compra:

“Nosso objetivo é ganhar maior eficiência nos processos de trabalho, e essa eficiência se conquista com planejamento. Independente do servidor compor o quadro do Judiciário, do Executivo ou do Legislativo, os problemas são os mesmos, só mudam de endereço. Sustentabilidade é um tema relativamente novo, mas nós, gestores públicos, sempre tivemos que agir com sustentabilidade na gestão pública: garantir o melhor produto pelo menor preço”.

Para Ketlin, a participação da turma foi muito positiva: “Foi uma injeção de ânimo, todos se reconheceram nos exemplos trazidos. Não adianta esperar a mudança vir de fora, cada um tem que impulsionar a parceria, a troca de informação”, destacou.  

A servidora da Câmara Maria Bortolin ficou impressionada com a quantidade de exemplos que vêm do STJ. “É importante que a equipe da área de compras vá pessoalmente ao setor que está solicitando o material, entenda o problema, analise os dados que se tem sobre o consumo daquele material e proponha uma solução. E o mais legal é sair do clichê de que ser sustentável é meramente apresentar vantagens ambientais; a sustentabilidade começa com o próprio repensar da necessidade daquele produto, daquela quantidade, etc”, refletiu Maria.

Estruturado em três módulos, o curso traz especialistas em licitações sustentáveis de diversos órgãos. Na próxima semana a convidada será Denize Cavalcanti, diretora da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que vai dar início ao módulo sobre Execução de contratos sustentáveis.

O treinamento, promovido pela Diretoria-Geral e organizado pelo Comitê de Gestão da Sustentabilidade – EcoCâmara, está sendo realizado sempre às quartas-feiras, pela manhã, até o dia 02 de dezembro, no Centro de Formação (Cefor). As vagas do workshop foram preenchidas por indicação das chefias das áreas que lidam diretamente com a gestão de contratos.