Viveiro da Câmara recebe servidores para oficina de hortas orgânicas

17/03/2016 15h42

Daniel Gonzaga

Viveiro da Câmara recebe servidores para oficina de hortas orgânicas

Juarez Martins orientando servidores no Viveiro

A tarde do dia 11 foi de ‘meter a mão na terra’ para alguns servidores da Câmara. Aconteceu a Oficina de Hortas Orgânicas em Pequenos Espaços no Viveiro de Plantas da Câmara dos Deputados, localizado no Complexo Avançado da Casa. Além de atividades práticas, onde os participantes puderam plantar suas próprias mudas, houve também uma breve aula teórica, onde os servidores aprenderam sobre a importância de cultivar a própria horta, como e onde plantar, formas de preparação da terra e todos os cuidados com a horta.

A consultora legislativa e bióloga, Roseli Senna Ganem, esteve presente no evento e destacou a importância de atividades como essa: “É uma forma bastante interessante de fazer educação ambiental. Estimula as pessoas a ter contato com a natureza, com a terra, pensando em formas de viver mais integradas com os recursos naturais. Na vida urbana vivemos muito alienados do mundo selvagem, e da natureza. Na minha opinião, atividades como essa fazem as pessoas recuperarem nossas raízes.” disse.

Torta de mamona, farinha de osso, esterco de galinha. Parecem até ingredientes de receita de uma bruxa. Quase isso. São ingredientes naturais utilizados para fertilização da terra. O professor dessa alquimia é o Juarez Martins, servidor público, jornalista e agricultor experiente.

Para Adsan Jaqueline, organizadora da oficina, não existe receita de bolo. “A qualidade da terra, da água, da semente, a sua experiência, tudo é variável. Meu filho brinca que a salada mais cara o mundo é a que é feita com os alimentos que produzo na minha horta. Pode ser. Mas eu tenho certeza de que aquela salada é natural, orgânica, saudável e nutritiva”, diz ela, que é servidora na Seção de Gestão de Áreas verdes, do Departamento Técnico (Detec) da Câmara.

Viveiro aberto

Toda primeira sexta-feira do mês o viveiro é aberto para visitação. O passeio, de caráter educacional e lúdico, proporciona aos servidores e aos demais colaboradores da Câmara a oportunidade de fazer uma visita guiada ao viveiro de plantas da Casa, acompanhados de funcionários do setor.