Estudantes conhecem processo de reciclagem de lixo da Câmara
O Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) levará na próxima semana aos alunos do Colégio Leonardo da Vinci a discussão sobre o tema "Lixo e Reciclagem". O debate ocorrerá na exposição do EcoCâmara durante a 9ª Feira Cultural da escola, de segunda-feira (7) a sábado (12). O evento, que será realizado na unidade da 916 Norte do colégio, envolve todos os alunos dos ensinos médio e fundamental da escola.
Os estudantes da 8ª série do Leonardo da Vinci tomaram conhecimento do trabalho realizado pelo EcoCâmara em evento realizado recentemente no shopping Pátio Brasil, quando a Câmara mostrou suas realizações na área de reciclagem de resíduos. Quase todo o material exposto no Pátio Brasil será agora mostrado aos alunos do colégio na Asa Norte. Será ainda apresentado na escola material impresso sobre reciclagem em que se destacam três princípios: reduzir o desperdício, reutilizar o que for possível e reciclar a maior parte do que vai para o lixo.
A assessora técnica do EcoCâmara Jacimara Guerra Machado disse aos alunos que preparam o evento que, para alcançar-se êxito na coleta seletiva de lixo, é preciso mudança de comportamento, daí a importância das campanhas educativas. "É preciso despertar o interesse das pessoas para que a coleta seletiva de lixo obtenha sucesso", destaca.
Na última quinta-feira (3), os estudantes do Leonardo da Vinci tomaram conhecimento, durante visita que fizeram à Câmara, do trabalho que é feito com o lixo do Serviço Médico da Casa. Antes de 2004, quando se iniciou a coleta seletiva, o Serviço Médico incinerava 100% do lixo. Hoje são reciclados cerca de 80% do lixo ali produzido, e a meta é chegar a 85% nas próximas semanas, sendo incinerados apenas 15% do lixo.
Texto produzido pela Secretaria de Comunicação Social da CD em 4 de agosto de 2006.