Profissionais treinados comandam a faxina

Você sabia que os funcionários terceirizados do Setor de Conservação e Limpeza recebem treinamento sobre técnicas de uso e aplicação de diversos tipos de materiais de limpeza, bem como sobre a utilização adequada dos equipamentos? Com baldes, panos, vassouras e rodos, os 719 funcionários fazem parte do dia-a-dia de todos os servidores, quando circulam pelos ambientes para recolher o lixo gerado nos gabinetes, salas, corredores, plenários, banheiros e elevadores. Sem exagero, depois dos deputados, são os mais conhecidos da Casa.

Os funcionários da limpeza são contratados por duas empresas: pela Parceria Conservação e Serviços Técnicos, que possui 489 funcionários encarregados da higienização do Ed. Principal e dos Anexos I, II e III, e pela Capital Empresa de Serviços Gerais Ltda., que emprega 230 funcionários incumbidos da limpeza do Anexo IV. Eles estão divididos em dois turnos de trabalho: das 7 às 16 horas e das 16 às 22 horas. A maioria trabalha no primeiro turno, horário de maior movimento na Câmara. A limpeza é feita diariamente, duas vezes ao dia, ou a qualquer hora, quando há necessidade.

O trabalho é feito de acordo com as orientações do Núcleo de Gestão Ambiental (Ecocâmara): a coleta do lixo é seletiva, onde são separados papéis, plásticos, alumínio, vidros e metais. Todos os materiais recicláveis coletados são recolhidos diariamente pela Brascicla (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Brasília) e corretamente embalados para que sejam reutilizados e transformados em novos produtos.

 

CAPACITAÇÃO

As empresas já implantaram, em parceria com a Câmara, programas permanentes de treinamento dos funcionários. "O comprometimento e a consciência alcançados por meio do treinamento sensibilizam o funcionário não só com relação ao seu trabalho na Casa, mas também em sua vida cotidiana", revela o encarregado geral da Capital, João Batista. No desempenho de seu trabalho, Batista conta com a colaboração de um encarregado setorial e doze encarregados de serviços, responsáveis pela fiscalização da limpeza. Eles também estão divididos nos dois turnos de trabalho.

O mesmo sistema ocorre na empresa Parceria. Ela mantém na Câmara dois encarregados gerais, responsáveis pela coordenação e fiscalização do trabalho administrativo, e dois encarregados setoriais, responsáveis pelo controle do material usado na limpeza e no controle das folhas de ponto. Além disso, 36 encarregados de serviços fiscalizam a limpeza. Ana Amélia de Araújo, uma das encarregadas, conta que os funcionários da Parceria também participam de cursos de capacitação. O de "Técnicas Básicas de Limpeza", por exemplo, administrado recentemente em conjunto com a empresa Ideal, proporcionou noções básicas sobre o uso adequado de produtos químicos. "O curso deu aos funcionários da Parceria a oportunidade de deixarem de ser apenas faxineiros e se transformarem em profissionais de limpeza", orgulha-se.

 

LAZER

Além da união no trabalho, os funcionários da limpeza também se divertem juntos. Durante o Campeonato de Futebol Society da Astecon (Associação dos Servidores Terceirizados do Congresso Nacional), a equipe "Parceria A", que leva o mesmo nome da empresa, foi vice-campeã. A torcida dos funcionários fez a maior festa no campo da Ascade Náutica, no último dia 3 de julho, para comemorar o segundo lugar do time, que é defendido pelos companheiros de trabalho.

 


Texto produzido pela Secretaria de Comunicação Social da CD em 16/8/04