Sustentabilidade Ambiental da Câmara dos Deputados é destaque no IESGo

04/10/2024 11h20

Sustentabilidade Ambiental da Câmara dos Deputados é destaque no IESGo

IESGo 2024

A Câmara dos Deputados, no tema sustentabilidade ambiental, é destaque no relatório IESGo (índice de Avaliação de Governança Organizacional) do Tribunal de Contas da União. Com 97,5% de avaliação positiva para o questionário disponibilizado pelo TCU, a Casa mostra que os resultados dos trabalhos das diversas unidades administrativas espelhados no Plano de Logística Sustentável  são efetivos. Destaque-se ainda o importante papel da transparência dos dados obtidos por meio dos Relatórios de Desempenho do PLS que estão disponíveis no site do EcoCâmara. Segundo o Tribunal: Todas as notas são apresentadas em gráficos do tipo radar, variando de 0 (0%) a 1 (100%). Em cada gráfico, os dados da organização em análise são enfatizados em preto. Em seguida são apresentadas as médias dos agrupamentos aos quais a organização em análise pertence. Finalmente, são apresentadas as médias de todos os participantes."  

O índice ESG (Environmental, Social and Governance) é uma iniciativa para avaliar o nível de adesão das organizações públicas federais e de outros entes jurisdicionados ao Tribunal de Contas da União (TCU) em relação às práticas ESG (Governança, ambiental e social), neste caso 387 organizações federais do Executivo, Legislativo e Judiciário foram avaliadas, entre outras:

  • STF, TCU e SENADO FEDERAL;
  • MPF, PCDF;
  • SESI;
  • MMA-Ministério do Meio Ambiente;
  • CAIXA, DATRAPREV, TELEBRÁS.

Desse modo, oTribunal de Contas da União procura analisar como está a governança no setor público a fim de que as organizações públicas adotem boas práticas de governança. Conforme relatório: Em 2017, o TCU unificou quatro levantamentos de governança (pessoas, TI, contratações e governança pública) realizados com foco nas organizações públicas. Em 2018, foram adicionadas práticas relacionadas com o combate à fraude e à corrupção. Em 2021, foram adicionadas práticas de governança sobre a função de gestão orçamentária. Agora, em 2024, foram adicionadas práticas relacionadas com a sustentabilidade social e ambiental, compondo o primeiro indicador público federal sobre ESG (“Environment, Social and Governance”), além de ter sido feita uma condensação para manter o questionário o menor possível.

Com esses ótimos resultados, a Câmara dos Deputados mostra seu compromisso com a gestão pública sustentável e atende à recomendação do TCU no sentido de, em atendimento ao princípio da transparência, publicar no site da Casa as informações contidas no relatório, como um dos gráficos a seguir:

 IESGo 2024