Projeto reforça parcerias internas pela sustentabilidade

O projeto Sustentabilidade na Mudança de Legislatura (Sumuleg), realizado na Câmara dos Deputados, entre outubro de 2010 e fevereiro de 2011, teve como benefício adicional o fortalecimento de parcerias entre os órgãos internos da Casa na busca pela sustentabilidade. O objetivo principal da iniciativa foi fornecer informações sobre o descarte adequado de material de gabinete, combatendo o desperdício e contribuindo para a conscientização ambiental do secretariado parlamentar.
05/04/2011 19h55

Os esforços e a união de diversos setores resultaram na superação da meta estabelecida para o projeto e em laços cada vez mais sólidos em prol da sustentabilidade ambiental, um dos pilares do planejamento estratégico da Casa.  Para tanto, trabalharam juntos o Núcleo de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) e seu Escritório Verde, o Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa), a Coordenação de Serviços Gráficos (Cgraf), o Departamento de Material e Patrimônio (Demap), os diversos almoxarifados, o Departamento Técnico (Detec), a Coordenação de Administração de Edifícios (Caedi) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom).


O projeto teve como ponto de partida visitas aos gabinetes parlamentares feitas pelos integrantes do Programa de Voluntariado Ambiental da Câmara dos Deputados (Ecocamaradas), conversando com os secretários sobre as medidas a serem tomadas durante a reorganização, ocupação e desocupação destes locais de trabalho, com ênfase na correta destinação de sobras de material de expediente e de resíduos em geral. Folhetos com dicas de como ser ambientalmente sustentável, voltados especificamente para esse público, também foram distribuídos na ocasião. Os funcionários dos gabinetes, seguindo os orientações recebidas, entraram então em contato com o Escritório Verde do EcoCâmara, coordenador do projeto, que providenciou, com os órgão parceiros, a remoção do material e sua destinação para reaproveitamento, reciclagem ou doação (Clique aqui para saber mais sobre o projeto e seus resultados).


Sumuleg 3Adsan Jaqueline, servidora do Escritório Verde e responsável pelo Sumuleg, lembra que o projeto foi apenas mais um passo para fortalecer a consciência dentro da Câmara sobre o uso responsável dos recursos colocados à disposição de cada um. Segundo ela, o Sumuleg executou ações que os órgão da Casa devem procurar incorporar ao seu cotidiano. “Temos que ter responsabilidade no uso diário dos recursos, tanto naturais, quanto públicos. Esperamos que cada setor e cada gabinete repensem continuamente suas atividades e incorporem essas ações, de modo cada vez mais independente, às suas rotinas”, disse Jacqueline.


A Coordenação de Administração de Edifícios (Caedi), do Departamento Técnico da Câmara (Detec), disponibilizou encarregados para o transporte dos materiais recolhidos e orientou o pessoal da limpeza em como contribuir para o projeto. Rômulo Câmara, Rômulo Câmaradiretor da Coordenação de Administração de Edifícios e ex-coordenador-geral do EcoCâmara, conta que a Caedi tem o cuidado com o meio ambiente como parte inerente de suas atividades e exemplifica: ”Toda vez que notamos que resíduos estão sendo descartados de forma errada conversamos com o EcoCâmara, para adotarmos, juntos, medidas corretivas. Temos a preocupação de tornar permanentes esses cuidados em todo o nosso pessoal”. Para ele, o Sumuleg fortalece o processo de conscientização dos servidores e a adesão de quase 100% dos gabinetes foi um sinal de sua eficácia.


Wilton Martins, funcionário da limpeza do Anexo IV, participou da iniciativa e apóia a ação: “O que eu via antes era tudo indo para o lixo, um desperdício enorme de material didático e de escritório. O EcoCâmara está conseguindo levar as pessoas a dar o devido valor às coisas. Espero que nas próximas legislaturas o pessoal esteja cada vez mais consciente”.


O Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa) contribuiu transformando material recolhido em novos produtos, em sua Coordenação de Serviços Gráficos (Cgraf). José LindomarLindomar de Barros, diretor desta coordenação, conta que foram diversos os materiais recolhidos pelo Sumuleg transformados, na gráfica, em outros itens, como papéis impressos de apenas um lado que se tornaram blocos de rascunho, papéis timbrados de deputados que viraram blocos comuns, capas de destaques avulsos que serviram para a confecção de capas de bloco e muitos outros exemplos.  Ele conta que a gráfica já vinha fazendo o reaproveitamento de materiais e que o Sumuleg serviu para alavancar o processo. “Muitos ainda não tem a consciência necessária, mas aos poucos o pessoal vai adquirindo novos hábitos”, diz ele.


Para Levino de Oliveira Cunha, diretor da Coordenação de Apoio ao Gabinete Parlamentar (Cegab) do Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa), o projeto resultou não só em mais consciência ambiental, mas também em economia de recursos. Para ele, “haverá uma redução natural de consumo, pela conscientização e pelo próprio reaproveitamento, tanto nos gabinetes como no restante da Casa. A parte administrativa, por exemplo, não está adquirindo mais blocos novos, já que todos agora são feitos a partir de material reaproveitado”.

O Departamento de Material e Patrimônio (Demap) recebeu 952 mil envelopes, de Sumuleg 2011 7diferentes tamanhos, para reaproveitamento nos diversos setores da Casa. Seu diretor, Márcio Arruda, diz que a iniciativa é louvável, tanto pelo aspecto ecológico, quanto pela economia de recursos públicos que representa. Ele sugere: "Poderíamos repetir esta ação  todo ano e não apenas nas mudanças de legislatura".


A Coordenação Edições Câmara (Coedi), conforme conta sua diretora, Maria Clara Bicudo Cesar, recebeu de volta publicações devolvidas e as encaminhou para doação a entidades parceiras. Segundo ela, a editora já não faz mais publicações sem destino certo, nem distribuição interna sem solicitação: “Divulgamos a disponibilidade do material publicado pelos mecanismos de divulgação da Casa, para que não haja desperdício. Além disso, colocamos um cartão dentro da publicação, pedindo que caso a pessoa chegue à conclusão que não tem interesse no material, por favor, encaminhe de volta para a editora”.


A Secretaria de Comunicação Social participou da iniciativa disponibilizando material de divulgação, elaborado pela Seção de Produtos Especiais (Sepre), da Coordenação de Divulgação (Cordi) e cobrindo todas as etapas do processo em seus veículos, como o boletim e o site do EcoCâmara e a Revista da Casa. Letícia Sayuri Ono, servidora lotada na Sepre, conta que o Sumuleg trouxe uma sensação positiva para todos que dele participaram: “É gratificante saber que, de alguma forma, nosso trabalho contribui para a melhoria das condições ambientais da Casa, da nossa cidade e, por que não dizer, do planeta”, diz Letícia.


Os que têm recebido materiais reaproveitados ou reciclados também tem apoiado a ação. Segundo Renato Antunes, Secretário Parlamentar lotado no gabinete do deputado William Dib (PSDB-SP), “devido a tudo que acompanhamos, qualquer iniciativa é válida para não continuarmos a degradar o meio ambiente, que é nossa fonte de vida”. Ele recebeu pastas suspensas reaproveitadas e faz questão de frisar que o material é tão bom quanto o novo.
 Se você tem dúvidas quanto à correta destinação de resíduos ou de sobras de material de gabinete, entre em contato como o Escritório Verde do EcoCâmara, pelo telefones 3216-2169 e 3216-2171 ou pelo e-mail ecocamara@camara.gov.br.