Serviço de avulsos passa por redução de espaço e quantidade em publicações

O setor espera racionalizar ainda mais as suas impressões gráficas
13/11/2013 10h25

Créditos: Gabriela Korossy/ Acervo/ Câmara dos Deputados

Serviço de avulsos passa por redução de espaço e quantidade em publicações

O Serviço de Avulsos da Câmara dos Deputados, setor que guarda e distribui avulsos de proposição ativas, órgão da Coordenação de Apoio ao Plenário da Secretaria Geral da Mesa (SGM), está reorganizando o seu espaço. A seção contava anteriormente com um ambiente bem maior, agora o espaço foi reduzido para atender a demanda da casa. As principais mudanças que ocorreram foram: a reestruturação do espaço, melhoria nos índices de qualidade do ar no ambiente de trabalho, qualidade de vida para os funcionários e principalmente, a redução das impressões gráficas de exemplares avulsos.

A seção de avulsos passa por uma fase de “enxugamento”, como explica o servidor lotado no serviço, David Eduardo Almeida Mascarenhas. “Estamos realizando aqui no Avulsos um enxugamento no acervo, organizando os exemplares que recebemos da gráfica da Câmara (Projetos de Lei (PL), Projeto de Resolução (PRC), Projeto de Lei Complementar (PLP), Projeto de decreto legislativo (PDC), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e Recurso (REC)) conforme a nossa atual realidade”, fala.

David Eduardo é o responsável por essa reorganização no Serviço de Avulsos e vêm apresentando um trabalho com eficiência na seção. Descarte dos avulsos, acompanhamento da distribuição dessas publicações visando à redução da impressão gráfica e a salubridade do ambiente de trabalho foram algumas medidas realizadas por ele.

O serviço de apoio é feito por Carlos Antônio de Camargo que conta como era realizado esse trabalho de organização do acervo e como está sendo agora. “Antigamente, era produzido uma grande quantidade de avulsos, agora estamos ficando com o mínimo de exemplares nas caixinhas. Pudemos organizar o acervo de maneira mais prática”, diz.

Descarte de caixas
Recentemente o EcoCâmara recebeu do Serviço de Avulsos, devido às mudanças sofridas pela divisão, diversas (mais de 1700) caixas diagonais (organizadores de escritório) usadas para a organização dos avulsos. As caixas passam por uma higienização antes de serem doadas para escolas, servidores e público externo em geral. Foi disponibilizado no site do EcoCâmara, o passo a passo em como revitalizar esses materiais e deixá-las prontas para uso. A maior parte delas está sendo oferecidas às instituições de ensino. Além do mais, as publicações descartadas são encaminhadas aos catadores de papel que trabalham na cooperativa conveniada à Câmara.

Redução
A impressão de avulsos vem sendo reduzida desde 2011. Por exemplo, de 25 exemplares de avulsos de cada publicação inicial, a seção utilizava 15 e atualmente reduziu para 3 exemplares que ficam assim distribuídos: 1 no acervo do Serviço de avulsos e 2 no Centro de Documentação e Informação – CEDI  na Seção de Documentos Históricos. Conforme a necessidade do atendimento ao usuário, a seção imprime o avulso ou parte dele (texto da proposição, parecer ou emenda).

O descarte de avulsos de proposições ativas, seguindo rigoroso critério de análise, inclusive os avulsos das proposições que foram digitalizadas visando à implementação da Pauta Eletrônica e os que não apresentavam condições ideais de manuseio foram encaminhados para a cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Hoje, quando a proposição está pronta para a pauta do Plenário da Câmara, o Serviço realiza a impressão de 55 exemplares, quantidade muito inferior à impressão feita até meados de 2011, que era de 150 exemplares.