Retomada da Feira de Orgânicos da Câmara dos Deputados

Vida Saudável
14/11/2022 13h40

A Diretoria-Geral, por meio do EcoCâmara, informa sobre o retorno da feira de produtos orgânicos, que acontece toda quinta-feira no estacionamento do Complexo Avançado, em frente à cascata do CEFOR, das 07h30 às 12h30. A iniciativa foi retomada após longo período de interrupção devido à pandemia do Coronavírus.

A feira é permanente, com edições semanais onde os colaboradores podem encontrar frutas, verduras, hortaliças, grãos e pães de fermentação natural. O projeto fortalece os pequenos produtores locais, que trabalham de acordo com vários princípios de respeito à natureza.

Os alimentos orgânicos são produzidos de forma harmônica com o meio ambiente, respeitando seus ciclos e sua biodiversidade. Não há uso de agrotóxicos nessas plantações, apenas de tratamentos naturais contra pragas e doenças.

Práticas como a rotação de culturas e plantio direto enriquecem o solo e mantêm a qualidade da água, e as colheitas acontecem somente na época de maturação, sem processos de indução artificiais.

O bem-estar dos animais também é um dos valores da produção orgânica. A alimentação natural, o uso de práticas homeopáticas e o acesso a pastagens abertas são alguns dos elementos dessa conduta.

A realização da feira facilita a vida dos funcionários da Casa, que evitam deslocamentos e se beneficiam de uma alimentação salutar e equilibrada. Os produtos orgânicos têm grande valor nutricional, maior durabilidade e sabor autêntico.

A iniciativa contribui com a qualidade de vida dos servidores e colabora também para melhores condições socioeconômicas dos pequenos produtores e suas famílias.