Redução no consumo de energia na Câmara dos Deputados

30/01/2023 11h45

A Câmara dos Deputados consumiu 16.849.675 Kwh de energia elétrica em 2022, o que demonstra uma redução de 15% em comparação à 2019. Esse é um valor expressivo, tendo em vista que a Câmara pode ser comparada a uma cidade. Por aqui circulam em média 10.000 pessoas, número que pode passar de 30.000 nos dias de votação.

O uso de equipamentos mais eficientes, o monitoramento em tempo real do consumo e a criação de projetos sustentáveis, como a implantação de mais duas usinas de fotovoltaicas, fazem parte do esforço permanente que nos conduziu aos resultados alcançados. 

A primeira usina de geração de energia elétrica fotovoltaica do prédio do Centro de Abastecimento de Materiais (Ceam-SIA) começou a funcionar em 2021 e produziu, desde então, mais de 98 mil quilowatts. Isso significa uma economia total de R$ 51.373,72.  Duas outras usinas estão em fase de implantação. Uma situada sobre o estacionamento coberto do edifício do Anexo IV, com previsão de funcionamento ainda no 1º primeiro semestre de 2023 e a outra, localizada no Complexo Avançado da Casa, com previsão para o 2º semestre, situada sobre o edifício da Ctran/Cgraf. Estima-se que as três usinas gerarão cerca de um milhão de KwH por ano respondendo por uma redução de 6% no consumo de energia elétrica.

Além dos ganhos financeiros e ambientais, a opção da Casa em adotar energia elétrica por meio das usinas fotovoltaicas contribui para o aumento da participação de energias renováveis na matriz energética global, colaborando para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável n.os 7 e 13 da Agenda 2030 da ONU.

Destaca-se ainda, como medida de economia, a substituição de 90% da iluminação fluorescente por LED em vários setores da instituição.  Além disso, estão sendo finalizadas as substituições das lâmpadas de descarga por lâmpadas de LED nos estacionamentos do Complexo Avançado, do Ceam/SIA e do Anexo IV.  

É a Câmara dos Deputados sinalizando para a sociedade o caminho para uma gestão pública cada vez mais sustentável.