Quadra ConVida prepara coleta seletiva nas residências funcionais
No dia 26 de abril aconteceu mais uma atividade do projeto Quadra ConVida, na SQN 302. A iniciativa, promovida pela Quarta Secretaria, teve por objetivo reunir os moradores das quadras de residências funcionais em uma visita aos apartamentos e sensibilizá-los sobre a importância da correta separação do lixo. Essa atividade contempla as diretrizes da Política Socioambiental da Câmara dos Deputados, onde a coleta seletiva tem grande importância para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A Coordenação de Habitação (Cohab) deve implantar o novo sistema de coleta seletiva com foco na sustentabilidade, na colaboração e na convivência comunitária. Uma das idealizadoras da atividade, a servidora Jacimara Machado, do EcoCâmara, destacou os benefícios de se levar a sério o processo de coleta seletiva: ”Com esse tipo de atividade, incentivamos pessoas a adotarem hábitos que ajudam nosso meio ambiente, como o aumento da vida útil dos aterros sanitários, além de trazer melhorias nas condições ambientais e da saúde pública da cidade. A preservação do solo e do lençol freático também é um fator importante, sem contar com o resgate social com o fortalecimento das associações e cooperativas de catadores”.
Início da ação na quadra 302 norte. (Foto: Alex Ferreira)
Na ação, foram formadas duplas com um servidor do EcoCâmara, da Cohab, ou da 4ª Secretaria e um funcionário de serviços gerais que já trabalha no bloco. As duplas visitaram 103 residências e distribuíram folhetos explicativos. Coletores separados para materiais recicláveis e orgânicos/não recicláveis foram distribuídos nos prédios e em cada apartamento para fazer a correta separação do lixo. Os demais apartamentos, que não responderam ao chamado, serão visitados nos próximos dias.
Dupla faz visita em apartamento funcional. (Foto: Alex Ferreira)
O Deputado Federal e 4º Secretário da Câmara, Alex Canziani, participou da ação e enfatizou a importância da iniciativa: “O trabalho que vem sendo feito por essa equipe pode fazer a diferença na sociedade como um todo. Tem um papel muito importante de orientar e educar para contribuir com o meio ambiente e com as pessoas que dependem dos materiais recicláveis em sua renda”.
O funcionário responsável pela limpeza da quadra, Luiz Omar, é um dos voluntários que fez parte dessa ação de conscientização e demonstrou entusiasmo: “Esse tipo de atividade é muito importante para o planeta. Infelizmente convivemos com o aquecimento global. Esse tipo de ação que nos educa a cuidar melhor do nosso lar deve ser levado a sério”.