Preocupação ambiental ganha força na gestão da Câmara
Durante a primeira Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) deste ano – que conta com a participação dos principais diretores da Casa –, realizada no dia 15 de março, a preocupação com as questões relativas ao meio ambiente na gestão da Câmara dos Deputados ganhou força. Segundo a Coordenação-Geral do EcoCâmara, Janice Silveira e Gilson Dobbin, foi um sinal verde para o aprofundamento das estratégias de alinhamento das ações, projetos e processos da Casa com os princípios e diretrizes de sustentabilidade. “Consideramos este passo importantíssimo para o fortalecimento da política ambiental que queremos implementar, por isso é fundamental que comecemos a pensar os nossos projetos para 2010 já levando em conta esta nova orientação”, afirmou Janice Silveira.
O diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sergio Sampaio, reafirmou que a Casa vai reforçar em suas atividades administrativas a gestão ambiental, citando como exemplo a promoção de licitações sustentáveis. Ele endossou a sugestão apresentada pelo Escritório Corporativo de Gestão Estratégica de que a equipe do EcoCâmara interaja com as equipes dos programas e projetos corporativos, lembrando que há projetos em que claramente se identificam possibilidades de trabalho conjunto, como o “Gestão Administrativa” e o “Plano Diretor do Uso de Espaços”.
A chefe da Assessoria de Projetos e Gestão (Aproge), Cássia Botelho, apresentou ao Comitê de Gestão Estratégica (CGE) exemplos de como algumas instituições estão incorporando os princípios socioambientais ao seus processos estratégicos, chamando atenção para o fato de que a gestão ambiental pode e deve ser reforçada na administração estratégica da Casa: “É preciso, também, que cada servidor fique atento ao que pode ser feito em seu setor, sugerindo e colaborando para que se construa uma administração cada vez mais sustentável”, ressaltou.
Para maiores detalhes, acesse o Portal da Gestão Estratégica.