Praça dos Terceirizados é novo espaço verde da Câmara

A Câmara dos Deputados inaugurou, no dia 29 de dezembro, a Praça dos Terceirizados. A ideia é oferecer a estes profissionais um local apropriado como opção de descanso durante o intervalo do almoço. O evento também serviu como uma homenagem ao idealizador da praça, o servidor Rômulo Câmara, fundador e ex-coordenador-geral do EcoCâmara, em seu último dia de trabalho na Casa.
30/12/2011 16h25

A Praça foi construída em um local arborizado, ao lado daquele que é conhecido como “Estacionamento dos Ingás”, próximo ao túnel de acesso ao Anexo I da Câmara.  Segundo Rachel Osório, chefe da Seção de Manutenção de Jardins (Semaj) e coordenadora da área temática Áreas Verdes e Proteção à Fauna, do Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara), os funcionários terceirizados  almoçavam e nãoInauguração Praça dos Terceirizados tinham um local apropriado para aguardar o final de seu  horário de intervalo: “agora, eles já tem uma praça em que podem relaxar, desfrutando o verde”.
A inauguração também foi uma homenagem ao idealizador do espaço, o servidor Rômulo Lima Câmara, em seu último dia de trabalho na Casa antes da aposentadoria. Rômulo era diretor da Coordenação de Administração de Edifícios da Câmara dos Deputados e coordenador da área temática Coleta Seletiva e Responsabilidade Social, do EcoCâmara. Foi também fundador do Comitê de Gestão Socioambiental e seu coordenador-geral Inauguração Praça dos Terceirizados 3pelo mais longo período, entre 2006 e 2010.
Emocionado com a despedida, Rômulo, que plantou na nova praça uma muda de Ingá, disse estar com sentimentos divididos em relação à aposentadoria. “Por um lado, muito feliz por ter feito tantos amigos ao longo destes anos, entre servidores efetivos, deputados e terceirizados. Por outro lado, fico triste em saber que agora os verei com menor frequência”, declarou ele, que trabalhou na Casa nos últimos 37 anos.Inauguração Praça dos Terceirizados 4
 Os funcionários terceirizados compareceram em grande número ao evento para prestigiar a despedida do servidor e aprovaram a iniciativa de criação do espaço, que foi apelidado carinhosamente de “Praça do Rômulo”.  Um deles, Jonas dos Santos, que além de trabalhar na Câmara é músico profissional, levou seu violão e cantou várias músicas, acompanhado pelos colegas. “Certamente vamos usar muito este local”, comemorou Jonas.