Praça dos Terceirizados é novo espaço verde da Câmara
A Praça foi construída em um local arborizado, ao lado daquele que é conhecido como “Estacionamento dos Ingás”, próximo ao túnel de acesso ao Anexo I da Câmara. Segundo Rachel Osório, chefe da Seção de Manutenção de Jardins (Semaj) e coordenadora da área temática Áreas Verdes e Proteção à Fauna, do Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara), os funcionários terceirizados almoçavam e não tinham um local apropriado para aguardar o final de seu horário de intervalo: “agora, eles já tem uma praça em que podem relaxar, desfrutando o verde”.
A inauguração também foi uma homenagem ao idealizador do espaço, o servidor Rômulo Lima Câmara, em seu último dia de trabalho na Casa antes da aposentadoria. Rômulo era diretor da Coordenação de Administração de Edifícios da Câmara dos Deputados e coordenador da área temática Coleta Seletiva e Responsabilidade Social, do EcoCâmara. Foi também fundador do Comitê de Gestão Socioambiental e seu coordenador-geral pelo mais longo período, entre 2006 e 2010.
Emocionado com a despedida, Rômulo, que plantou na nova praça uma muda de Ingá, disse estar com sentimentos divididos em relação à aposentadoria. “Por um lado, muito feliz por ter feito tantos amigos ao longo destes anos, entre servidores efetivos, deputados e terceirizados. Por outro lado, fico triste em saber que agora os verei com menor frequência”, declarou ele, que trabalhou na Casa nos últimos 37 anos.
Os funcionários terceirizados compareceram em grande número ao evento para prestigiar a despedida do servidor e aprovaram a iniciativa de criação do espaço, que foi apelidado carinhosamente de “Praça do Rômulo”. Um deles, Jonas dos Santos, que além de trabalhar na Câmara é músico profissional, levou seu violão e cantou várias músicas, acompanhado pelos colegas. “Certamente vamos usar muito este local”, comemorou Jonas.